Discurso de formatura encerramento

Compartilhar:

Como é maravilhoso ouvir os aplausos depois do encerramento de um discurso de formatura bem feito! Não há nada mais tão prazeroso do que receber elogios após uma conclusão perfeita.

Porém, para muitos alunos só de pensar em ser escolhido como o orador da turma já é um pesadelo. Que dirá fazer um bom encerramento no discurso de formatura.

O que se espera de um bom discurso de formatura?

É claro que se espera que o orador da turma seja o mais eloquente e desprendido para que represente bem a turma. Em alguns casos, aqueles que serão escolhidos achem necessários fazer cursos de oratória ou algo do gênero. É claro que se trata de uma grande responsabilidade e se espera que o aluno que tiver esse privilégio o faça da melhor maneira.

No discurso do orador, deve-se fazer menção à importância da figura do paraninfo, relata-se a trajetória da turma, a importância da instituição na sua graduação e suas expectativas para o futuro. O discurso terá o tempo em torno de dez minutos. (MARTINS, 2017)

Agora como orador da turma, já conseguiu formular os itens que abordará em seu discurso, mas ainda falta algo importante. Como fechar com “chave de ouro” tudo que será dito em suas considerações?

Para isso deverá pensar no que dizer no ponto alto de seu discurso, o encerramento. E esse é um momento importante porque é quando todos param para dar a devida atenção ao que será dito.

Discurso de formatura – o encerramento

É engraçado, que no momento do discurso talvez muitos de seus colegas nem estejam prestando tanta atenção. Mas quando chega o momento que se faz o encerramento, todos, sem exceção vão querer saber o que você tem a dizer. Assim veja as etapas que devem seguir um bom encerramento do discurso de formatura.

  • Anuncie o encerramento – é de bom tom preparar seus ouvintes para o que vem a seguir, assim todos acompanharão suas últimas considerações;
  • Retorne ao significado – esclareça que sua missão era destacar os desafios da turma com breves relatos de experiências interessantes como seminários entre outros. Demonstre humildade por dizer que espera ter conseguido transmitir a trajetória da turma. Conclua essa parte dizendo “aceitem minhas desculpas” por ter deixado alguma experiência de fora, afinal todas foram muito enriquecedoras;
  • Finalize o encerramento – conclua com uma frase que tenha a ver com tudo que foi falado ou deixe um desafio interessante para reflexão com um agradecimento final.
LEIA TAMBÉM:  Como preparar um bom discurso de orador da turma

Assim sendo, pode-se usar uma frase interessante de uma celebridade ou alguma figura pública conhecida que reflita os objetivos da turma. Um bom exemplo disso é uma frase de Bruce Lee que diz: “Lembre-se o sucesso é uma jornada não um destino. Tenha fé em sua capacidade. ”

Concluindo

Percebemos assim que para ter a tão sonhada aprovação de seu discurso com aplausos efusivos, é necessário caprichar no encerramento. No final a emoção de ser cumprimentado e elogiado por ter feito um belo trabalho será muito gratificante!

Seguindo de perto as orientações no Guia da Monografia, terá tudo que precisa para fazer um discurso de formatura perfeito!

Referências

MARTINS, J. G. Manual de celebrações do ministro: para eventos e cerimônias religiosas. 1ª. ed. Curitiba: A.d.santos Editora, v. I, 2017. 126 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário