Discurso de formatura objetivo do orador

Compartilhar:

De frente para o público, você inicia seu discurso de formatura. Com agradecimentos comoventes para pessoas que foram determinantes na consecução dos alunos, você se prepara para suas considerações. Certamente esse é o momento ideal para informar o objetivo do orador no discurso de formatura.

Anuncie o que for discursar

Uma preocupação comum que um orador talvez tenha, é cativar a atenção dos ouvintes e conseguir transmitir suas ideias. Afinal, foram dias se preparando para esse momento. E já pensou se ninguém der a mínima para o que você tem a dizer. Seria muito frustrante!

Uma maneira prática para prender a atenção da assistência é prepara-la para o que será considerado no discurso. Isso será possível se anunciar os tópicos que for discursar. De modo simples poderá dizer algo como:

“Hoje tenho o objetivo de contar os desafios da turma. Fiquem tranquilos, pois será rápido. Após isso vou encerrar, por isso peço a atenção de todos. ”

É importante dizer qualquer coisa que pretende considerar em seu discurso, pois com isso terá certamente a atenção da assistência.

Ressalte o objetivo do orador

Como orador escolhido para representar a turma, seu principal papel é informar o público toda trajetória da turma. Nesse ínterim, seu discurso poderá assumir várias nuances. Desde comover, orientar, mas principalmente motivar todos os envolvidos a dar continuidade em suas carreiras. Além disso, também terá um caráter um pouco nostálgico, já que trará à tona memórias que serão revividas pelos colegas.

Se o objetivo for informar, orientar, instruir ou treinar, a sua preocupação como orador deverá limitar-se à clareza didática da mensagem, transmitindo as informações da forma mais objetiva, simples e compreensível que puder. (POLITO, 2018)

Sendo assim, é possível destacar o objetivo do discurso de formatura por descrever certos significados.

  • Do orador – por se sentir honrado para transmitir os desafios e conquistas da turma;
  • Da turma – por descrever toda trajetória, bem como as histórias interessantes;
  • Da formatura – por demonstrar o sentimento de todos com relação a essa principal conquista.
LEIA TAMBÉM:  Discurso de formatura encerramento

Se tratando de uma abertura, vale a pena dar ênfase aos pontos que foram significativos principalmente para a turma. Neste caso, é bom se inteirar dos acontecimentos passados que forem relevantes e evitar se concentrar em experiências pessoais.

Concluindo

Portanto, com uma pesquisa antecipada e uma boa preparação será possível cativar a atenção de todos. E mais do que isso, poderá reviver e compartilhar momentos especiais que toda turma passou juntos.

Se mesmo com essas dicas tiver alguma dificuldade em montar os objetivos de seu discurso de formatura. Poderá recorrer a uma série de apresentação de TCC no Guia da Monografia, onde terá outras sugestões interessantes de oratória.

Referências

POLITO, R. ASSIM É QUE SE FALA. 29ª. ed. São Paulo: Saraiva, v. I, 2018.

Compartilhar:

Deixe seu comentário