Discurso de formatura homenagem e agradecimentos

Compartilhar:

Estar de frente para um público pode ser assustador! Como consequência disso, podemos ficar meio desconcertados sobre como começar o discurso de formatura. Mas, tendo isso em mente, como iniciar com as devidas homenagens e agradecimentos se eu não sei nem se vou ter a atenção de todos? Saiba agora como fazer um discurso de formatura dando embasamento aos agradecimentos e às homenagens.

 

Estar de frente para um público pode ser assustador! Podemos ficar meio desconcertados sobre como começar o discurso de formatura. 

Como iniciar com as devidas homenagens e agradecimentos se eu não sei nem se vou ter a atenção de todos?

Crie uma conexão com seu público

Ou seja, não resta dúvida que entabular uma conversa com o público é um dos desafios mais complexos para qualquer orador! Ainda mais se levarmos em conta o nervosismo que acomete quem se aventura nessa difícil tarefa. 

Entretanto, existe um pequeno segredo para tanto o orador como a plateia sentir-se relaxada na hora do discurso. É necessário criar uma conexão com público. Embora para muitos oradores isso não seja tão fácil assim.

Pode ser difícil me conectar a uma plateia se parecer que existe um golfo
entre mim e todos os presentes. Acho que isso vale para muitos comunicadores. (MAXWELL, 2015)

O que pode tornar mais fácil criar uma conexão com o público é logo de início “quebrar o gelo”. Isso será possível por provocar alguns risos na plateia, talvez por dizer alguns gracejos ou uma piada curta. Em adição, por incrível que pareça, mesmo pessoas que aparentemente não tem muito senso de humor, podem ser engraçadas. 

No momento do sorriso, tanto você como seu público relaxam e automaticamente estarão mais dispostas e te dar atenção. Pronto, você conseguiu prender a atenção de sua assistência.

LEIA TAMBÉM:  Discurso de formatura tipos de histórias

Por consequência, se concentrar em um grupo específico de seu público será mais fácil criar uma conexão. A partir daí poderá dar início a uma etapa importantíssima de seu discurso.

Momento das homenagens e agradecimentos

Por citar algo que muitos têm em comum, será possível logo no início de seus agradecimentos, conectar-se com a plateia. Por exemplo, por dizer “muitos nessa hora lembram de agradecer a bancada, e talvez você. . .” consegue-se uma conexão. 

A partir daí, em que grupos poderá se concentrar para externar suas homenagens e agradecimentos?

  • Bancada – especifique como suas observações favoreceram seu crescimento;
  • Professores especiais – cite por nome aqueles que de forma especial o ajudaram;
  • Instituição – poderá ressaltar a estrutura e qualidade de ensino;
  • Familiares – chame a atenção sobre a importância do suporte que te deram;
  • Amigos – destaque como a camaradagem foi importante no processo.

É fácil ver como os agradecimentos são importantes, principalmente quando são feitos logo no início do discurso de formatura. Por revelar nomes, atitudes, contribuições de atores que forma importantes no processo, cria-se uma conexão com o público. 

Além do mais, tente imaginar a reação daqueles que de fato, tiveram uma participação na conquista de todos da turma, certamente todos serão de alguma forma tocados com suas expressões de apreço e agradecimentos.

 

Concluindo

Portanto, frases de efeito, citações bíblicas, ilustrações ou qualquer expressão que ressalte suas homenagens e agradecimentos certamente surtirão o efeito desejado. Prender a atenção, comover e conectar-se com seu público.

Acima de tudo, na sequência, perceberá que além de relaxado, você estará apto a dar continuidade no seu discurso memorável. E no final, os aplausos merecidos de toda a assistência! Sabendo disso, você estará a apto a fazer um discurso de formatura dando embasamento aos agradecimentos.

Referências

MAXWELL, J. C. Todos se comunicam, poucos se conectam: desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Vida Melhor Editora S.A., v. I, 2015.

Compartilhar:

Deixe seu comentário