Diferenças entre MONOGRAFIA e DISSERTAÇÃO

Compartilhar:

Muito alunos me indagam sobre a seguinte pergunta: Qual a diferença de uma monografia para uma dissertação?

Caso você ache que escrever ambas é a mesma coisa, com este conteúdo iremos explicar para você a principal diferença entre as duas.

VEJA COMO A CONVERGÊNCIA PODE TE AJUDAR NO TCC 

Diferença entre monografia e dissertação

E se eu te falar que a diferença entre a monografia e uma dissertação é apenas um detalhe. Mas um detalhe que muda tudo.

Um aluno certa vez entrou em contato com a nossa equipe, falando que ele já tinha feito um TCC e agora estava querendo escrever uma dissertação.

E ele estava muito confuso com relação ao que fazer. Ele falou: “Professor, será que é só colocar mais conteúdo que ficará certo?”

Muitas pessoas acham que uma dissertação é apenas acrescentar mais capítulos que tudo está resolvido. Mas a resposta é não, a dissertação é diferente, porém só muda uma única coisa.

A dissertação de mestrado não pressupõe o ineditismo de determinada temática, apenas exige do pesquisador originalidade, enquanto na tese doutoral. o pesquisador é obrigado a aprofundar o mais possível a pesquisa e defender um ponto de vista, fazer uma afirmativa sobre o assunto que deseja desenvolver. (CIRIBELLI, 2003)

Entenda o que é essa coisa e o modo como você vai fazer, que no caso é a metodologia que você irá aplicar.

Entendendo a diferença entre ambas

Agora que você sabe qual é a única diferença entre uma monografia e uma dissertação.  Você agora precisa entender este ponto que as diferencia.

Uma dissertação provavelmente não terá uma metodologia descritiva, igual as monografias. Afinal ela não descreve nada.

LEIA TAMBÉM:  Como Funciona o Método Científico do TCC - Hipotético-Dedutivo‍

A metodologia aqui será explicativa ou exploratória. Explicativa, pois explica o porquê e o motivo de alguma coisa.

Esse único detalhe já vai mudar tudo o seu trabalho. Pois, o método de pesquisa será diferente, afinal antes você descreveu sobre algo, que é o caso de um TCC.

Agora, você tem que explicar o motivo, o porquê daquela coisa ter acontecido. Isso vai gerar mais complicações para você e um nível de dificuldade de escrita muito maior.

Concluindo

Agora que você já sabe a diferença entre uma monografia e uma dissertação está na hora de aprofundar os seus conhecimento.

Então, se você que entender mais sobre isto, pergunto se você já ouviu falar sobre a convergência de software.

Vamos deixar um link abaixo para você clicar e ver um vídeo onde tratamos sobre a convergência de software.

Ver como está pode ajudar você a entender mais sobre como fazer uma excelente dissertação, TCC, tese e de forma muito mais rápido.

Então, clique no botão que está logo abaixo e assista este vídeo produzido pela BBC e mude de vez a sua forma de escrever.

VEJA COMO A CONVERGÊNCIA PODE TE AJUDAR NO TCC 

Referências

CIRIBELLI, M. C. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro,RJ: 7Letras, 2003.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário