Diferença Entre Referencial Teórico e Pesquisa do TCC 🔍

Compartilhar:

Sem dúvida alguma, a hora mais temida para qualquer universitário é a do TCC, uma vez que ele conta com uma grande quantidade de normas da ABNT, as quais geram inúmeras dúvidas, como qual é a Diferença Entre Referencial Teórico e Pesquisa

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

E para entender isso, é essencial passar a compreender que tudo que faz parte do TCC, ou seja, “qualquer trabalho deve responder uma pergunta que originou seu TCC” (CARVALHO, 2015, pg. 14).

Diferença entre referencial teórico do TCC e a pesquisa na prática

Algo essencial para ser abordado em qualquer guia de monografia, é exatamente sobre a diferença entre referencial teórico do TCC e a pesquisa, uma vez que pode ser muito complicado entender sobre esses pontos realmente, e caso haja qualquer tipo de confusão, pode haver desconto de nota na hora da avaliação do trabalho, e nada pior do que ir mal em algo que demandou tanto tempo, não é mesmo?

Primeiramente, é importante entender o que é cada um desses itens, para então ser possível compreender a Diferença Entre Referencial Teórico e Pesquisa.

O referencial teórico, ou embasamento teórico como é muito chamado por determinados orientadores, nada mais é do que a base de todo o trabalho. É nele que é abordado itens como o histórico e o conceito do tema.

Desta forma, é no referencial que você explicará tudo o que acontece no seu trabalho, por exemplo, o conceito utilizado para explicar qual é a sua avaliação a ser adotada.

Sendo assim, segundo Carvalho, a fundamentação teórica é o “papel fundamental no trabalho, pois é através dela que se situa o trabalho dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o e justificando-o.” (CARVALHO, 2015, pg. 14).

Agora, para entender a Diferença Entre Referencial Teórico e Pesquisa, é essencial compreender o que é então a pesquisa de acordo com as normas ABNT.

A pesquisa consiste em colocar em prática o que é dito no embasamento teórico e assim comprová-lo. Deste modo, é nela que é feita toda a comparação, qualificação e ainda o resultado de determinadas avaliações anteriormente citadas.

Concluindo

Então, com tudo o que foi abordado é possível concluir que a diferença entre referencial teórico do TCC e a pesquisa funciona, por exemplo, da seguinte forma: enquanto o referencial teórico diz como deve ser feito um estudo sobre determinado produto ou grupo social, a pesquisa mostra o que foi encontrado no resultado desse estudo, e assim, na prática como funciona o produto e como é o grupo social.

Não é à toa, que parte da pesquisa muitas vezes pode abordar até mesmo a opinião de determinadas pessoas.

Mostrando a resposta de um questionário quantitativo sobre como é esse produto, o que acham dele, para que ele é utilizado, e assim, da mesma forma com grupo social ou qualquer outro item de estudo. Sendo assim, o referencial teórico e a pesquisa acabam sendo complementares um ao outro, sendo ambos importantes.

CARVALHO, Ediano. Descomplicando TCC: E-BOOK. 2015.

Descobriu a Diferença Entre Referencial Teórico e Pesquisa?

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: