Você está fazendo ERRADO – 5 Dicas para passar com 10 na Dissertação do TCC

Compartilhar:

Olá tudo bem alunos do Guia da Monografia!

Sou a Elisa. Sou aluna Monografis desde 2017. Sou doutoranda e fui convidada pelo Douglas Tybel para elencar 5 tópicos que acredito ser importante para tirar a nota máxima na dissertação.

Usei essas mesmas técnicas tanto na minha dissertação como nos artigos e todos tirei para o médio A.  Na academia quando você entra no mestrado é um pouco diferente não vai de 0 a 100, enfim você pode dar uma pesquisa mais a fundo depois.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

TCC EM BLOCOS

Tenha já acesso aos Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Vou elencar aqui então o que achei interessante, fiz uma listinha que vocês devem seguir porque, sim, eu batia a cara logo que comprei o Monografis Orientador de TCC, então tive uma certa resistência até aprender a fazer certo, lógico também tive as dificuldades, por isso, gostaria de compartilhar minha experiência com vocês.

5 dicas para passar com 10 na dissertação

  1. Assista a todas as aulas para entender a sequência
  2. Se planeje
  3. Saiba qual tipo de pesquisa está fazendo
  4. Aprenda as técnicas de argumentação
  5. Tenha paciência e acredite no processo

O primeiro tópico que acredito ser muito importante para tirar 10 no seu TCC é: Assistam aos os vídeos que tem na aplicação porque isso é muito importante. Vou explicar melhor, quando comprei o meu treinamento do Guia da Monografia, sim pedi o dinheiro de volta! kkkk

Isso porque me atrapalhei, então logo falei não vou conseguir, não vou dar conta, é muita aula. Comecei assim: Preciso da citação, então vou assistir aos vídeos de citação ou ah… preciso ver como é que faz um referencial teórico, muito bem então, vou lá, veja que não segui a sequência.

Primeiro, pega sequência de cabo a rabo, assista e faça um resumo do que precisa, o que cada módulo explica. Em um certo momento falei vou pedir meu dinheiro de volta porque não está dando certo, isso não vai ter resultado nenhum. Aí a comunidade do grupo de alunos do Facebook falou exatamente a mesma coisa:  tenha paciência, vai lá e assista todas as aulas e você vai conseguir.

Pensei assim…Beleza, vou precisar de um tempo para me organizar, então assisti todas as aulas do começo ao fim. Então comecei, fiz resumos do que eu precisava fazer.

O que ninguém te conta é que tem um esquema para fazer TCC e você precisa entender esse esquema. Se você nunca fez um TCC, então tem que saber qual esquema tem que seguir.

Entenda tudo sobre dissertação e se planeje

O segundo tópico que quero elencar aqui é o planejamento, sim você precisa planejar como é que vai fazer, como é que vai se direcionar dentro do seu TCC. Comece indo até o o simulador de ideias, depois, lá tem um recurso chamado simulador de sumário.

Simulador de Sumário – Monografis Orientador TCC

Estruture o sumário, então pense, aqui a introdução, em segundo vai o desenvolvimento, neste ponto é o referencial teórico onde vou falar sobre esse e aquele assunto.

Planeje tudo! Você precisa de planejamento, inclusive para a sua vida pessoal. Temos que planejar o que vamos fazer para daqui um ano ou mais longe para daqui dois anos e talvez para cinco anos. Veja que para ter sucesso é preciso planejar.

Conforme Lei 29 do livro 48 leis do poder de Robert Greene:

O desfecho é tudo. Planeje até o fim, considerando todas as possíveis consequencias, obstáculos e reveses que possam anular o seu esforço e deixar que os outros fiquem com os louros. Panejando tudo até o fim, você não será apanhado de surpresa e saberá quando parar. Guie gentilmente a sorte e ajude a determinar o futuro pensando com antecedência. (GREENE, 2007, p. 159).

Resumindo esse segundo tópico, acredito ser muito importante você sentar e definir o que é que vai fazer em cada capítulo do seu no seu TCC!

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer um PARÁGRAFO de TCC ?

As metodologias de pesquisa mestrado – Tipo da pesquisa

O terceiro tópico que também acho importante, aprenda qual tipo de pesquisa que está fazendo. Por exemplo, verifique se é qualitativa ou se é quantitativa.

Faça a análise, uma vez que tem que definir exatamente “o que é” e “como” fará sua pesquisa. Isso vai direcionar qual é o modelo que precisará usar, pois não adianta usar pesquisa qualitativa ou quantitativa e não saber encaixar, por isso aprenda e defina. Lá dentro do simulador de projeto TCC, tem explicação do que fazer em cada uma dessas metodologias e como fazer cada uma delas. Você precisa ter essa definição bem em mente!

Simulador de Projeto
Simulador de Projeto TCC – Monografis Orientador TCC

Em resumo do terceiro tópico acredito ser muito importante porque, pois já que se vai fazer pesquisa de campo ou uma pesquisa bibliográfica não pode cruzar as coisas. Veja que uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Tem que ter isso muito claro!

Dissertação argumentativa – Aprenda a argumentar

O quarto ponto que acredito ser talvez o mais importante é que você tem que aprender a argumentar. Essa é fundamental, digo isso porque aqui penei bastante, apanhei um monte. Está como quarta dica porque fui colocando em ordem que lembrava, mas essa aqui é fundamental.

Aprendam as técnicas de argumentação! Todos os trabalhos científicos usam textos dissertativo-argumentativo, por essa razão você precisa aprender como dissertar e argumentar. Nos bônus do Monografis tem ebook e livros ensinando a usar as técnicas de retóricas, pois o seu parágrafo tem que estar muito bem escrito!

Assistente de blocos do Monografis Orientador TCC
Editor do Monografis – Assistente de Blocos

Quando o orientador ler seu texto, tem que identificar no parágrafo ou capítulo onde é a introdução e vai falar sobre tal assunto e aqui a argumentação de seu assunto. Nos bônus tem 9 técnicas de como argumentar, veja o quanto isso é importante pra que o seu texto tenha coerência.

Cada parágrafo tem que estar muito bem escrito e pra isso será preciso dominar as técnicas de argumentação e tem lá um e-book separado para te ensinar isso. É fundamental porque bati muito nisso. Minha orientadora olhava para meus textos e dizia assim: Meu Deus! Vê aí o que você escreveu, você se perdeu aqui no meio, veja que está tentando argumentar com uma coisa que tá fora do contexto”.

Veja quais são as técnicas que se encaixam da melhor forma, por exemplo, causa e consequência ou outro tópico que ensina a embasar segundo autor e etc.

Citações para redação da dissertação – Aprenda as normas ABNT

Vamos para o quinto tópico que é como fazer as suas citações, mas tem que saber as normas da ABNT muito bem, pois precisam estar muito bem escritas e também lá no bônus vai ter uma pasta que é tem todas as normas atualizadas. É preciso saber como se fazer citação porque lembra que o quarto tópico disse que era muito importante você saber fazer a argumentação, pois bem, agora é necessário embasar o com citações.

Dentro do bônus explica muito bem, tem assim:

  • Como fazer uma citação curta
  • Como fazer uma citação longa
  • Como fazer uma citação com vários autores
  • Como fazer uma citação usando expressão latina apud
  • Como fazer uma citação usando et. al

Mais ou menos isso entendem?

Veja quanto tempo dura uma defesa de mestrado

O próximo tópico, vou dar um tópico extra, já que o Douglas Tybel pediu 5, mas vou dar o sexto tópico.

Tenha paciência!

Se você se senta para fazer pesquisa ou para estudar, tenha paciência. Um TCC não sai do nada do dia para a noite. Será preciso reflexão, precisa pensar no que é que está fazendo.

LEIA TAMBÉM:  3 técnicas de xadrez para destravar a escrita do TCC

Fiz o meu sumário e elenquei quais são os tópicos? Pensa, muito bem, será que isso cabe aqui? Tenha paciência, não se faz um TCC assim do nada. A técnica do TCC em blocos não é uma varinha mágica, tem que sentar, estudar e aprender a fazer. É um esquema “ponto” é isso!

Por mais que o TCC seja rápido depois que você entender a lógica, no começo é preciso paciência. Hoje faço um artigo em duas horas, nem isso, não levo duas horas pra fazer um artigo mais. Lógico, penso, sei qual é o esquema que vou usar porque é muito fácil depois que se entende esses pontos. Pega o jeito e vai embora, por isso tenha paciência nesse começo.

Se nunca fez um TCC e não sabe como argumentar, não sabe o que precisa fazer pra seguir em frente, então tenha um pouquinho de paciência.

Essa é minha dica e quero deixar mais uma experiência.

Gostaria de dizer que vale muito a pena usar o TCC em blocos do Monografis para fazer seu TCC, porque quando se aprende a técnica é muito fácil. O Douglas Tybel desenvolveu um método e este método funciona muito bem e se aplica a todo o tipo de artefato científico, como dissertação.

Até mesmo nas redações do ENEM é possível usar porque é prático. Pode usar no seu TCC de graduação, no seu artigo científico, por exemplo, usei a técnica do Douglas para fazer a minha prova e doutorado, sim usei o método para fazer a prova do doutorado, levei menos de duas horas pra fazer a minha dissertação.

A prova era dissertativa, então fui o primeiro a sair do prédio e os meus colegas que foram comigo olharam para mim e se questionaram: Meu Deus, com você fez tão rápido assim?

Em resposta eu disse: Usei uma técnica que o seu domínio muito bem e fui fazer a prova. Tirei uma nota muito boa graças ao TSAC. Lógico que não é só o método, mas será necessário saber o que o complementa como elencado acima. Por exemplo, como fazer a argumentação, veja que envolve muita coisa.

Com pouco tempo é possível “pegar o jeito”. Veja que consegui aplicar o método do Douglas dentro da prova do doutorado e passei, fui muito bem! Para você ver que realmente funciona.

O interessante não é só seu uso em trabalhos científicos, mas também para vida. Isso porque saber a técnica de retórica é muito importante quando você vai discursar com alguém, isso trabalha seu discurso, sua postura.

É preciso saber que tudo tem um esquema, veja que é prático, não tem muito detalhe nisso é como seguir uma receita de como fazer um bolo. Tem uma receitinha, veja o que pode mudar é o recheio. Basicamente para tirar 10 no TCC é isso, segue a receita!

Lógico, acontece de mudar seu recheio, assim para uns será engenharia, pedagogia, se é da computação ou é professor, talvez médico ou advogado, não importa. Vai fazer um TCC, uma dissertação, então o que vai mudar é o recheio do bolo, mas a receitinha é aquela.

Agradeço! Essas foram as minhas dicas. Espero ter ajudado vocês e com isso e espero que tenham apreendido um pouquinho. Esse foi meu depoimento, quero agradecer imensamente o Douglas Tybel, por ter me ajudado, um beijo mestre e a gente se vê. Sabe que se puder contribuir estarei aí tá? Beijo pra vocês, paciência e estudem! Paz e luz pra vocês beijo!

Referências:

GREENE, R. As 48 leis do poder: concise edition. Tradução de Talita M. Rodrigues. produção de Joost Elffers. – Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

 

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

TCC EM BLOCOS

Tenha já acesso aos Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Compartilhar:

Deixe seu comentário