3 Dicas Para TCC Pouco Conhecidas Que Podem Decolar Sua Nota

Compartilhar:

Apesar de parcela significativa da sociedade acreditar que a tecnologia veio para extinguir a escrita. Na verdade ela veio para aprimora-la ainda mais com os corretores ortográficos. Porém eles não podem corrigir a estrutura de parágrafos nem dizer se eles estão soltos no texto. Nesse artigo veremos 3 Dicas Para TCC, que podem decolar com a sua nota.

Veja o Topico como fazer um TCC, para entender todo o processo e mostrar que não é uma missão impossível. Quanto tiver um tempinho veja o Monografis Orientador de TCC , de todas as minhas dicas essa é a que mais vai te ajudar. Pode acreditar.

tcc-top_gun

Há três dicas para TCC que um aluno deve seguir para escrever um bom parágrafo:

  • Cuidados;
  • Boas práticas;
  • Estrutura.

1.CUIDADOS COM TCC

tcc-corda-bamba

No circo de circo de soleil cada espetáculo envolve muito treino, isso porque, envolve muito risco, são anos de repetição até chegar a perfeição. Por isso que, alguns cuidados devem ser levados em conta ao começar o tcc. O maior cuidado que um estudante que está confeccionando um TCC deve ter, é com afirmações sem base teórica. Estas devem ser retiradas de artigos científicos, livros, jornais, revistas e outros meios de comunicação, a fim de dar credibilidade ao trabalho.

Uma citação é definida como a transição de dados. Servindo para esclarecer e confirmar determinada afirmação, já que informações de documentos impressos em massa geralmente são submetidas a testes para sua confirmação (BARRAL, 2007).

A partir disso, é correto dizer que as citações, especialmente documentos impressos, são confirmações do que foi dito. Pois antes de serem divulgados, passam por muitos testes para sua confirmação.

Existe outro fator preocupante quando se trata de como fazer um TCC. Cada parágrafo deve conter no mínimo duas frases. Ou seja, deve-se colocar um ponto após cada ideia do parágrafo ser fechado, não podendo se o intervalo de cada um muito grande nem muito pequeno (PÁDUA, 2004).

É claro que, no momento em que se tem a referência de algum cientista famoso ou dados estatísticos que comprovem a afirmação feita no parágrafo conforme diz o primeiro. Indo ao encontro, o segundo alega que os parágrafos devem conter pelo menos duas frases para serem considerados válidos.

Vê-se, por isso, que no momento em que uma citação é colocada no corpo do texto, um ar de certeza paira sobre o leitor, além disso, todo conteúdo sem referência que não for de autoria do aluno, é considerado plágio. Os dados colocados nela são cientificamente comprovados, especialmente se forem de documentos impressos. Vale lembrar também que os parágrafos do TCC devem ser constituídos de ao menos duas frases.

2.BOAS PRÁTICAS

tcc-boas-praticas

Agora é hora de se policiar e ficar de olho. Isso porque, no momento da análise de um TCC, um dos principais obstáculos encontrados pelos leitores é a falta de coerência e a quebra de raciocínio entre as ideias. Este por sua vez deixa um grande buraco entre um assunto e outro, fazendo com que o leitor se perca.

Para ocorrer à coerência, todas as ideias devem se completar de uma forma que uma seja a continuação da outra. Se isso não ocorrer elas poderão se contradizer ou quebrar a linha de raciocínio quebrando a coerência (BONAT, 2009).

Diante disso, será inevitável que num primeiro momento venha à mente a imagem de um imã como uma corda se partindo ao meio como mostra a figura a seguir:

tcc-corrente

Conforme mostra a figura acima, no momento em que uma linha é quebrada esta se transforma em duas. Estas por sua vez poderão ser unidas novamente, ao mesmo tempo em que será difícil realizar isso, não se tornarão a mesma linha de antes.

Portanto, quando se faz alguma afirmação que está baseada em alguma citação ou figura dentro do TCC, é necessário concatenar as ideias que elas representam de forma que pareça uma corda. Caso contrário, a linha do raciocínio se romperá, fazendo com que o leitor tenha dificuldade para entender o que está escrito.

3.ESTRUTURA

tcc-recaptular

Da mesma forma que um prédio ou uma casa seguem uma estrutura, isso permite identificar logo a ideia inicial do que são um parágrafo. Por outro lado também deve seguir uma estrutura parecida. Assim o conteúdo estará disposto de uma forma fácil para ser interpretado.

Ao fazer um TCC, é aconselhável em cada parágrafo, colocar um tópico frasal. Uma vez que este constitui o ponto principal do mesmo enunciando a ideia-núcleo garantindo de antemão a objetividade e coerência (GARCIA, 2006).

Sob essa ótica, ganha particular relevância o fato do tópico-frasal geralmente aparecer no início do parágrafo. Pois ele pode servir também como uma introdução ao que será dito no decorrer deste.

Após o tópico frasal, devem-se colocar todos os argumentos relevantes para aquele assunto. Sendo que eles servirão como o desenvolvimento do tópico anteriormente proposto (BOTELHO, 2010).

De acordo com o Garcia, os tópicos frasais são utilizados para enunciar a ideia principal do parágrafo servindo como uma breve introdução. Logo após, Botelho diz que ele deve ser desenvolvido através de argumentos.

Após a introdução, deve-se sustentar a ideia inicial através de argumentos. Estes por sua vez, precisam ter sido expostas publicamente e submetidas ao julgamento e reconhecimento de cintístas (SANTOS, 2007).

Para finalizar, cada parágrafo deve apresentar uma conclusão para fechar o tópico frasal:

[…] recomenda-se, que depois de apresentada a tese, elencados e brevemente desenvolvidos os argumentos, seja feita a conclusão. Nesse momento, a tese deve ser retomada, de modo a demonstrar ao público que há associação entre a ideia defendida e os fatos que foram usados para comprova-la (KOBS, 2012, p. 11).

Em suma, um parágrafo deve seguir uma estrutura do mesmo jeito que uma casa ou prédio. Apresentando uma introdução (tópico frasal), desenvolvimento (argumentos) e conclusão (encerramento).

RECAPITULANDO AS DICAS PARA TCC

tcc-pensador

Se você pensar bem, em últimas palavras, para fazer um bom parágrafo, não só para TCC, mas em qualquer tipo de texto é necessário seguir três dicas simples, mas que ninguém nunca explica:

  • Cuidados: sempre que fizer uma afirmação, tenha como base um autor que a tenha comprovado cientificamente (utilize vários autores diferentes para dar mais credibilidade) e nunca faça parágrafos com apenas uma frase;
  • Boas práticas: mantenha uma linha de raciocínio para facilitar o entendimento;
  • Estrutura: cada parágrafo deve ser estruturado de forma que contenha três partes básicas: tópico frasal, argumentos e conclusão.

3 Dicas Para TCC Pouco Conhecidas Que Podem Decolar Sua Nota – Por: Jader Batista Favero

Fonte: Monografis Orientador de TCC 

BIBLIOGRAFIA

BARRAL, W. O. Metodologia da pesquisa jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

BONAT, D. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

BOTELHO, J. M. Redação empresarial sem mistérios: como escrever textos para realizar suas metas. São Paulo: Gente, 2010.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

KOBS, V. D. Argumentos & retórica. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

PÁDUA, E. M. M. D. Metodologia da pesquisa. 10. ed. Campinas: Papirus, 2004.

SANTOS, A. R. Metodologia cintífica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Compartilhar:
  • Marlene Maria Teixeira de Souza

    V ou tentar começar o meu, depois dessas explicações que nunca foram passadas estão mais clara as informações