Erros ao buscar orientação para o TCC que torna você um aluno mendigo!

Compartilhar:

Você já ouviu a expressão “aluno mendigo”? O aluno mendigo é aquele tipo de aluno que vive perseguindo os professores pelos corredores da universidade em busca de uma orientação para seu TCC.

No artigo de hoje, o professor convidado Danilo Mota vai nos dar umas dicas de como não ser esse tipo de aluno.

Defina um tema antes de consultar o orientador

Muitos alunos que param os professores em busca de orientação, normalmente não tem um tema definido e isso acaba prejudicando muito, pois o professor não terá nenhuma base para tentar te orientar.

Portanto, procure o professor com um tema já pré-definido, uma dica que dou para definir um tema é separar duas folhas e escrever um assunto em cada uma delas, depois de escrever esse assunto, vá tirando objetivos pequenos de dentro de cada um dos assuntos, assim, em pouco tempo você já terá uma folha cheia de objetivos.

Pare de procrastinar

A segunda dica que dou é que você evite a procrastinação, costumo falar que a procrastinação é um dos males do século. Você vai ali “empurrando as coisas com a barriga” e quando vai ver, está completamente atrasado em seus afazeres.

Procrastinação é um problema psicológico, e uma vitória sobre ela é uma vitória essencialmente psicológica. (BERNARDINELLI, 2002)

A maior dica que dou para acabar com a procrastinação é tenha atitude, comece, não amanhã, nem depois de amanhã, comece agora. Quanto mais enrolar, menor são as chances de você realmente começar algo.

Defina metas e objetivos diários e só pare quando os cumprir, evite distrações, se organize, caso tenha dificuldades para se organizar, existem milhares de aplicativos que auxiliam nisso.

LEIA TAMBÉM:  Projeto de TCC - Qual Importância de um Projeto de Pesquisa?

Tenha disciplina

Escolheu os temas? Se organizou? Agora é a hora de se debruçar sobre os estudos e mandar ver na dedicação. Nada é bem feito na vida sem dedicação, nenhuma grande personalidade do mundo conseguiu chegar no topo sem dedicação.

Como foi citado acima, defina suas metas e só pare quando cumprir todas, dê o máximo de si para obter a recompensa desejada.

Apresente resultados

Quando você for conversar com o seu possível professor orientador, já tenha alguns resultados em mãos, tenha uma ideia de tema definida e uma ideia boa de como pretende desenvolver a sua pesquisa. Veja abaixo um exemplo do que ter em mãos ao abordar seu Orientador. Você pode rascunhar os pontos abaixo em uma folha e “fisgar” o orientador do seus sonhos.

Ficha para buscar orientação TCC
Fonte: Mota(2020)

Um professor vai se interessar muito mais em orientar um aluno que está se dedicando e apresentando resultados do que em orientar um aluno que aparentemente não quer nada com a vida.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Concluindo

Gostou das dicas do professor Danilo Mota? Acesse o canal dele no YouTube e assista os seus vídeos. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e veja os nossos vídeos.

Referencias

BERNARDINELLI, Ademar R. Como conseguir e manter um emprego. 1. ed. São Paulo – SP: NBL Editora, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=X5NfcBrDXXIC. Acesso em: 7 maio 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário