Desenvolvimento TCC – O que precisa ter nos Capítulos do TCC?

Compartilhar:

Alguns estudantes quando começam a escrever os capítulos do seu TCC dão uma “travada”. Por que isso acontece? Às vezes, a grande quantidade de referencial teórico pode ser um problema. Outros não sabem exatamente como estruturar os capítulos do TCC.

Vamos analisar qual deve ser o foco de cada capítulo do TCC e como utilizar o Monografis para facilitar o trabalho. Também como delimitar a quantidade de conteúdo nos capítulos, mesmo que seu tema tenha muito referencial teórico.

CONHEÇA O SIMULADOR DE SUMÁRIO

 

 

ACESSO AO DROPBOX DO GUIA DA MONOGRAFIA

 

Acessou? Então vamos para mais um artigo 😀

O que precisa ter nos capítulos do TCC?

O mais importante a se lembrar é que o foco dos capítulos é tornar compreensível ao leitor o porquê da pesquisa do seu TCC.

Para isso, você deve explicar o que é a pesquisa ou estudo desenvolvido, contextualizar e apresentar a importância deste para a sociedade. Esses elementos são essenciais no desenvolvimento dos capítulos.

Se você tem acesso ao Monografis saiba que ele á apresenta essas perguntas na sequência e conforme você responde, o capítulo vai sendo desenvolvido sem muito esforço.

Mas caso precise de inspiração para desenvolver os capítulos do seu TCC, algo que pode ser de ajuda é ver como outros acadêmicos estruturaram o trabalho deles. Como você pode encontrar esses TCCs?

  1. Entre no Drop Box;
  2. Clique em “TCC enviados pelos alunos”;
  3. Baixe o arquivo mais apropriado para o seu tema;

Outra ajuda é uma ferramenta do Monografis, que apresenta sugestões de capítulos:

  1. Abra o Monografis;
  2. Na parte esquerda da tela, clique em Simulador de Sumário;
  3. Agora é só analisar as sugestões de capítulos e adequar ao seu TCC;
LEIA TAMBÉM:  Citação no Meio do Texto é Entre Parênteses?

Com essas informações em mente, vamos analisar a questão da quantidade de conteúdo que um trabalho de conclusão de curso deve conter.

Como escolher a quantidade certa de conteúdo para o meu TCC?

Primeiro, é importante se informar sobre a quantidade de páginas que seu TCC pode ter. Na verdade, cada faculdade determina um limite de páginas, outras não tem um limite estabelecido.

Caso você encontre muito referencial teórico para seu tema, é importante conceituar as informações essenciais.

Segundo Vargas e Mota (2018), todo material bibliográfico inútil ou desvinculado dos objetivos da pesquisa devem ser descartados.

Tenha sempre em mente, que o TCC tem a divisão referencial que são teoria, conceito e história. Então, utilize o referencial teórico que representa essas informações.

Quando você chega na pesquisa, deve apresentar os resultados dos testes aplicados e quais foram os pontos positivos e negativos do uso do método ou tecnologia testada.

Todo TCC depende da construção de uma solução para um Problema de Pesquisa que é montado por quem está escrevendo. Se ficar perdido na escolha do problema é importante fazer o Simulador de Projeto do Monografis.

Assim, você terá em mente como solucionar o problema e ao fazer os testes da sua pesquisa, conseguirá perceber se está funcionando ou não.

Concluindo

Para estruturar os capítulos do seu TCC, é necessário analisar qual é o foco da sua pesquisa. A partir daí, você deve explicar o que é a pesquisa ou tecnologia desenvolvida, contextualizar e apresentar a importância dela para a sociedade.

No Monografis, você encontra ferramentas como Simulador de Sumário e o Simulador de Projeto, que facilitarão muito o seu trabalho.

Referências

VARGAS, L.; MOTA, A. TCC sem Mistério: Manual Prático da Monografia. Porto Alegre: Simplissimo Livros Ltda, 2018. 77 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário