Série Temas de TCC – #07 – Delimitando e corrigindo tema TCC!

Compartilhar:

Delimitar o tema e achar a lacuna do conhecimento é parte fundamental em todo TCC. Por isso, hoje mostrarei como fazer esta etapa da melhor forma possível em seu TCC. Deixando tudo bem simples e prático, tanto delimitando o tema, quanto achando a lacunda do conhecimento. Acompanhe o artigo!

Delimitando o tema TCC

Primeiro, gostaria que entendesse um ponto muito importante: Toda pesquisa é objetiva. Existem pesquisas subjetivas e objetivas, porém, no TCC todas são objetivas.

Antes de se iniciar a elaboração de uma dissertação, deve delimitar-se o tema que será desenvolvido e que poderá ser enfocado sob diversos aspectos. (LIMA, 2017).

Professor, o que significa isso? Uma pesquisa objetiva é quando você faz todo o trabalho e passa todas as informações de forma objetiva, sem nenhum tipo de subjetividade. Uma coisa subjetiva nada mais é do que algo que da margem para interpretações.

Por exemplo, mais saúde para mim é emagrecer, para você pode ser engordar ou ganhar hipertrofia. Mais dinheiro para você pode ser 1 real, para mim 100 mil.

Onde mais acontece de o aluno ser subjetivo é durante o desenvolvimento do objetivo, do problema e da delimitação do tema.

Tratando a subjetividade no TCC

Vamos supor que temos a seguinte frase para o tema: “a análise dos tipos de parto e como influenciam na qualidade do sono”. Onde está a subjetividade nessa frase?

Está no fato de falarmos apenas da qualidade do sono. Qualidade do sono de quem? Da mãe? Do pai? Do bebê? Não da para saber, pois, é uma frase subjetiva.

LEIA TAMBÉM:  O estudo de caso realmente é mais difícil que os demais?

Corrigindo a frase, ficaria assim: “a análise dos tipos de parto e como influenciam na qualidade do sono dos recém-nascidos”. Viu como a frase ficou bem mais óbvia? Evite ao máximo fazer o leitor pensar quando ele estiver lendo o seu título ou o tema do seu trabalho, busque palavras objetivas para mostrar logo de cara do que se trata o seu TCC.

Fatos, índices e métricas no TCC

Sempre se apoie em fatos, índices e métricas para delimitar o seu tema. Como assim? Vamos a um exemplo: “apresentar de que forma a mobilização precoce na unidade de terapia intensiva pode REDUZIR O ÍNDICE X  que mede danos em pacientes”.

No trecho destacado temos:

  • Reduzir – É a nossa métrica;
  • Índice X – O índice que será pesquisado;

Portanto, busque índices que são relacionados ao assunto que está sendo tratado. Por exemplo, se está falando de economia, pode se basear no PIB (Produto Interno Bruto) que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período.

O PIB é um índice, que é usado na área de economia. Todas as áreas de atuação possuem índices e, se possível, baseie-se neles.

Mas professor, e se não tiver um índice sobre o assunto que estou pesquisando? Trabalhe com limites e possibilidades. Pesquise e explore os limites e as possibilidades daquele determinado assunto.

Lacuna do conhecimento x Índice

Podemos fazer um cruzamento da lacuna do conhecimento que está sendo estudada com algum índice encontrado, por exemplo: “a análise dos tipos de partos e como influenciam no Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) do recém-nascido”.

Observe como que foi feita uma relação entre a lacuna do conhecimento e o índice encontrado. Isso é super interessante ser feito e com certeza agradará bastante à banca.

LEIA TAMBÉM:  Como Encontrar Referências Bibliográficas de QUALIDADE!

Concluindo

Viu como é possível explorarmos várias vertentes para delimitarmos o tema do TCC da melhor forma possível? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos!

Referências

LIMA, Ivan de. Literatura 3º Ano. São Paulo – SP: Clube de Autores, 2017. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Literatura_3%C2%BA_Ano/9cd5DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 18 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange