Pergunta Mágica Para Definir Problema TCC

Compartilhar:

O problema TCC. Quer saber uma estrutura de pergunta mágica que vai fazer você encontra o tema do TCC perfeito?

Exemplo de problema TCC pronto

Um dos maiores segredos para passar no TCC é formular uma boa pergunta problema TCC. Se você acertar aqui, pode ficar despreocupado, ficará quase que impossível reprovar. Já vi alunos errarem na redação dissertativa do TCC, na formatação das normas ABNT e muitas outras coisas e mesmo assim passarem. Existem até métodos para formulação do problema TCC, como o autor Carlos Estrela relata em seu livro o método PICO para encontrar o problema.

Por definição, o problema de pesquisa é a lacuna ou dúvida do conhecimento que merece ser investigada dentro de determinada linha de pesquisa. O problema deve ser revestido por relevância, teórica ou prática, para que respalde a elaboração da pesquisa e passe a contribuir como conhecimento original. O problema deverá ser específico e poderá ser apresentado por meio de uma indagação, constituindo-se numa questão ou pergunta de pesquisa (ou do inglês, search question), algumas vezes levadas a intitular a pesquisa, como nos casos de títulos interrogativos. A pergunta de pesquisa bem formulada serve para orientar a pesquisa, em termos de enquadrar os conceitos envolvidos, bem como de dar foco ao escopo da pesquisa. (ESTRELA, 2019, p. 145).

Vou falar o que você pode comentar no final do vídeo está bom? Veja a estrutura seguinte:

  • de que forma + (articulador de ação para metodologia)
  • um tema que você quer falar +
  • influencia +
  • em outra coisa
LEIA TAMBÉM:  Tipos De Argumentação TCC - Argumentar Com Citação

Problema de Pesquisa

Pronto! Essa estrutura de frase vai fazer você refletir sobre um tema e encontrar uma ideia realmente viável para fazer pesquisa. A parte do articulador é opcional no primeiro momento, porém obrigatória após ter montado a frase.

Exemplo de formulação do problema de um projeto de pesquisa

De que forma algum processo influencia em alguma ferramenta ou influencia em algum processo.  Então, por exemplo: de que forma as redes sociais influenciam no marketing pessoal.

Inclusive meu tio fez um TCC na UFES com essa ideia e tirou nota 10. E aí depois que encontrar essa estrutura, basta colocar um articulador logo depois do “de que forma”, isso porque é de suma importancia que fique claro essa ação para a metodologia.

Seguindo a ideia faça algo como:

  • “de que forma a análise”,
  • “de que forma o estudo” ou
  • “de que forma a aplicação”

Ficando algo do tipo “de que forma a análise do marketing pessoal influencia na das redes sociais?”

Exemplos de problema TCC em administração e Pegadogia

Veja de forma mais detalhada como montar seu problema TCC:

Segue abaixo alguns exemplos de como aplicar a técnica:

  • De que forma a aplicação da gerencia top down pode influenciar no controle dos índices de qualidade?
  • De que forma a aplicação da linguagem PNL por instrutores influenciam no desempenho de atletas.
  • De que forma o estudo dos versos de Apóstolo Paulo influenciam na fé dos adolescentes.
  • De que forma a análise da literatura de ‎Machado de Assis influencia desenvolvimento pessoal dos adolescentes.

Podemos perceber acima, portanto, que alguns temas “inventados” pelo guia da monografia para que fique perceptível. Mas, por outro lado, por mais que muitos alunos relutem em achar que o seu Tema não dá pra fazer uma estrutura, acredito que apenas 2% realmente não se encaixaria. Da mesma forma, são 98% dos casos, se seu TCC for hipotético-dedutivo, vai sim funcionar para sua ideia.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar Uma Justificativa do TCC Com Apenas 4 Perguntas

Então, pega essa estrutura que falei e comenta aqui nos comentários que vamos dar uma olhada para descobrir se o tema está bom. Eventualmente, coloque uma interrogação na frente para transformar em uma pergunta, então te vejo la novos comentários.

Te vejo lá e bons estudos!

Referências

ESTRELA, C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3ª. ed. Porto Alegre: Artes Medicas, 2018. 725 p. Disponivel em: <https://books.google.com.br/books?id=67VIDwAAQBAJ&lpg=PA145&dq=pergunta%20problema&hl=pt-BR&pg=PA145#v=onepage&q=pergunta%20problema&f=false>. Acesso em: 28 Dez 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário