Guia da Monografia – Como fazer um TCC à Prova de Plagio

Série Temas de TCC – #05 – Como definir a metodologia do TCC?

Compartilhar:

A metodologia do TCC é onde definimos como vamos dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho, escolhendo se vai ser feito um estudo de caso, uma revisão, etc. Tudo isso a torna uma das etapas mais importantes durante o TCC, então, acompanhe o artigo para ver como definir a metodologia do TCC.

Fazendo a Metodologia TCC

Foram definidas 2 etapas bases para a confecção da metodologia do TCC. Vamos desmembrar cada etapa para um maior entendimento de como funciona este passo importantíssimo para o seu trabalho.

Cada etapa será dividida em pequenas etapas para facilitar a compreensão.

Coleta de Dados TCC

Através de…

Existem 3 tipos de coleta: dados primários, dados secundários e amostra ou toda população. Portanto a sua coleta vai ser através de que?

Mas o que são dados por amostra ou toda a população? Vamos a um exemplo, suponhamos que o seu estudo seja sobre qual é o gênero predominante entre os médicos de sua cidade e na sua cidade existe apenas 5 médicos, ao fazer o estudo com esses 5 médicos, você estará a utilizar toda a população de médicos da sua cidade para a pesquisa.

Porém, agora imaginemos que na sua cidade existem 10 mil médicos, é praticamente impossível fazer um estudo com todos os 10 mil não é mesmo? Portanto, você fará um estudo apenas com uma amostra dos médicos, uma porcentagem pequena.

Mas professor, como que uma percentagem pequena representará todos os 10 mil médicos? Para isso, será necessário a utilização do cálculo amostral, clique no link e será redirecionado para um artigo que explica detalhadamente como funciona este cálculo.

O procedimento de cálculo amostral é tão importante quanto a escolha do delineamento do estudo, e essa amostra deve ser planejada de modo a representar a população-alvo, com o menor viés possível. (VIEIRA; REDIGUIERI, 2013).

Existe também amostras por conveniência, que são amostras das quais o pesquisador teve a conveniência de ter acesso. Esse tipo de amostra são consideradas válidas em estudos qualitativos, onde não apresenta um rigor estatístico.

Amostra por conveniência
Amostra por conveniência – (GIL, 2008).

Objetivo da coleta

Agora que já sabemos através de que iremos fazer a coleta, precisamos ter o conhecimento de qual é o objetivo da mesma. Nesse caso, temos 3 opções de objetivos de coleta: exploratória, descritiva e explicativa.

Procedimentos da coleta

Nessa etapa, temos uma série de opções para procedimento, a coleta pode ser: bibliográfica, documental, experimental, através de levantamento, estudo de caso, ex-post-facto, ação e participante. Muitos nomes não é mesmo? Vamos a uma breve explicação de cada uma dessas opções, porém, em nosso canal no YouTube temos uma playlist de metodologia que abrange todos esses temas, acesse e confira!

Parte escrita da coleta

Então, agora montaremos uma estrutura através de todas as etapas que definimos acima: “Vou coletar dados dos tipos de parto através de dados secundários (tipo de dados da coleta) para a minha base com literatura (base literária) e estudos científicos.

Lembrando que utilizei a escrita em primeira pessoa apenas para facilitar a compreensão do texto, durante o desenvolvimento do trabalho, não é permitida a escrita em primeira pessoa.

Pronto, temos um exemplo que passa por todas as etapas acima.

Tratamento / Interpretação dos dados

Temos algumas formas de tratamento que listarei abaixo para entendermos melhor do que se trata essa etapa da metodologia.

Portanto, teríamos a seguinte escrita de tratamento dos dados: “Os dados coletados serão tratados com abordagem qualitativa porque será feito o uso de documentos históricos de pacientes que precisam ser analisados e interpretados.”.

Este é um exemplo, lembrando que o ideal é você adaptar os exemplos com base nos caminhos escolhidos para o seu trabalho.

Concluindo

A metodologia é dividida em várias etapas, o que a faz parece complexa. Porém, no artigo de hoje foi possível ver que não existe nada complexo em montar a metodologia do seu TCC. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

VIEIRA, Fernanda Pires; REDIGUIERI, Carolina Fracalossi. A Regulação de Medicamentos no Brasil. [S. l.]: Artmed Editora, 2013. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/A_Regula%C3%A7%C3%A3o_de_Medicamentos_no_Brasil/c7k3AgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0&kptab=overview. Acesso em: 11 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile