Como fazer a CONTEXTUALIZAÇÃO do TEMA no TCC

Compartilhar:

Estudantes em fase de escrita do TCC, possuem uma dúvida frequente com relação a Como contextualizar o tema do seu TCC.

Sendo este uma fase importante e que deve ser feita de forma correta, para mostrar como o tema que você escolher para o seu trabalho se encaixa nos dias de hoje.

VEJA COMO A CONVERGÊNCIA PODE AJUDAR NO SEU TCC

Sumário

Como contextualizar o tema do TCC

A contextualização do tema é o seguinte, você vai falar do tema no geral.

Por exemplo: Vamos supor que você irá falar de marketing no processo de seleção.

Neste caso, o tema é o marketing, devendo então contextualizar o mesmo. Você terá que falar como este é importante e como o processo de seleção funciona, o tema em um geral.

“O importante é a investigação que será feita: procurar contextualizar o tema, estabelecer estratégias de ação para a coleta de dados e, especialmente, proceder à análise ou interpretação da realidade estudada.” (SANTOS, 2013)

E depois, quando você for falar da delimitação que será o próximo parágrafo após a contextualização do tema, você fala do marketing no processo de seleção. Então, fale apenas do que você delimitou, que no caso é o processo de seleção.

Ao contextualizar o tema você pode falar do marketing, a importância do mesmo, a importância do processo de seleção e como o marketing influencia neste processo e afins.

Você vai falar um pouco sobre o tema, introduzir este, explicar e contextualizar ele e sua delimitação.

Use imagens para contextualizar o Tema

Contextualizar o tema é você conseguir dar imagens visuais para quem está lendo conseguir entender.

Então você deve escrever de forma que você coloque: “O marketing é como se fosse o martelo do Thor para vender produtos. Com ele você consegue atingir números maiores.

E o que você está fazendo com esta escrita? Você está fazendo a pessoa que lê o seu trabalho imaginar e isto é contextualizar.

Deve-se sempre fazer o leitor imaginar. Pode até mesmo usar a palavra “imagine” no seu texto para facilitar este processo.

Explique que uma empresa sem marketing vende tanto, enquanto uma que tem uma estratégia do mesmo vende 10x mais.

Isso na mente da pessoa fará com que ela entenda melhor, isso é contextualizar. Visualizando o que você está escrevendo fica mais fácil entender como seu tema se insere em uma realidade ou a abrangência aplicada. Então, você está fazendo um contexto, jogando uma imagem para começar a escrever.

Contextualização do TCC – O mais importante

O contexto também tem outro motivo para ser utilizado. Ele também é o porquê de você está falando sobre aquele determinado assunto.

Por que você está falando sobre marketing? É muito importante, pois se você começa a falar de alguma coisa e não tem um motivo, isto perde totalmente o valor.

Então se você falar: “Eu vou falar disto por causa disso, isto e aquilo.”  Explique o porquê da escolha do seu tema. Lembre-se, não use primeira pessoa. O exemplo é meramente explicativo.

Você contextualizou ao falar:  “vou falar sobre marketing no processo de seleção, porque hoje o processo de seleção sem marketing está desgastado.”

Com estes artifícios você mostrará para o seu leitor, o motivo pelo qual vai falar sobre determinado assunto.

E como esse assunto se encaixa atualmente, pois contextualizar é importante para mostrar que seu tema não é ultrapassado nem irrelevante.

Quantas páginas uma contextualização de TCC deve ter?

O TCC tem uma categoria de texto chamado dissertativo-argumentativo. Esse é o mesmo tipo de texto das redações do ENEM. Todo texto desse tipo segue regras de redação dissertativa.

Os livros de metodologia não te dizem quantas paginas isso, quantas paginas aquilo, portanto, devemos ser sensatos. Com base nisso, onde o aluno pode se basear para ser no mínimo razoável?

A resposta pode estar, sim, nos livros de redação dissertativa. Que indicam por inferência do leitor parágrafos com no mínimo 2 períodos (frases) e capítulos com no máximo 4 parágrafos!

Portanto, para ser possível ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão é esperado, um parágrafo para introdução e conclusão e pelo menos 2 para o desenvolvimento, totalizando 4 parágrafos. Concluindo que o menor capítulo pode ter apenas 4 parágrafos.

Se você vai contextualizar o tema na justificativa, então 1 página é suficiente. Lembre-se de ter pelo menos 4 parágrafos. Lógico o mais aceito é incluir argumentos, portanto mais 2 parágrafos, quase completando uma folha e meia.

O mais comum é uma folha e meia para contextualizar, delimitar e apresentar a justificativa.

Referências

SANTOS, B. B. M. D. Os Projetos de Trabalho em Ação. Rio de Janeiro, RJ: Mauad Editora Ltda, 2013.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Turma VIP no Whatsapp!

Estamos aqui para esclarecer dúvidas sobre TCC, Monografia, Artigo Científico, Dissertação e Tese. Além disso, oferecemos informações sobre o Monografis, apresentamos ofertas exclusivas e orientamos estudantes diariamente.