Credibilidade da Amostra e Conclusão da Metodologia | Passo Final

Compartilhar:

Seguindo com o nosso tutorial de construir uma metodologia completa utilizando o Monografis, estamos chegando a reta final.

Já estamos chegando nos últimos blocos de montagem de metodologia em nosso simulador. A credibilidade da amostra, pois você deve mostrar realmente que a sua pesquisa é válida.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA
  3. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

Credibilidade da Amostra

A credibilidade de amostra deve ser feita pois você mostrar que a sua pesquisa realizada até então é válida.

Porque toda consulta que você vez deve ser embasada, por exemplo, se foi aplicado questionários, qual a credibilidade do mesmo.

Então é importante que você entenda como calcular isto. Isso é importante para pessoas que precisam calcular estes dados.

No Monografis há uma bibliografia de um livro que você pode consultar em relação a este assunto.

Lembrando sempre de referenciar corretamente toda fonte externa que você consultar. No conteúdo extra do simulador também há uma explicação bem fácil de realizar este cálculo.

Ao elaborar uma monografia, você terá condições de vivenciar na prática alguns passos básicos para qualquer investigação, tais como: escolha de problema, definição de objetivos, levantamento bibliográfico, coleta de dados […]” (LUDORF 2017, p.45)

Há também toda uma explicação desta fórmula de forma bem fácil e didática para você seguir. Neste sentido, no Monografis há também o link de uma calculadora para você calcular estes dados.

Lá você deverá informar:

  • Uso amostral.
  • Nível de confiança.
  • População.
LEIA TAMBÉM:  Procedimento de Coleta | Metodologia 5° Passo

Após informar estes números, basta clicar em “calcular”. A calculadora dará o número de pessoas que você vai ter que atingir para realizar a sua pesquisa.

No simulador já há um exemplo de um texto para você se basear e escrever o seu de forma autoral.

Credibilidade da Amostra em TCC Bibliográfico

No caso de um TCC bibliográfico, nele você terá que informar o grau de autoridade e relevância dos autores utilizados.

Fale sobre quais autores escolheu, a relevância e o porquê da escolha. Explique porque a relevância deles é maior o que a dos demais.

E para ter conteúdo para escrita, fale capítulo por capítulo. Desta forma construa uma apresentação individual para cada um.

Mostre as bases que você possui e fale porque os autores escolhidos são relevantes. Fazendo isto, basta produzir o texto no simulador.

Também, caso reste alguma dúvida, lá mesmo haverá um vídeo explicando este passo. A hora que você clicar em “avançar”, vamos chegar na conclusão.

Conclusão da Metodologia

A conclusão é um passo mais simples de ser realizado. Aqui você vai apenas concluir a sua metodologia seguindo algumas regras.

  • O parágrafo deve conter no mínimo 50 palavras.
  • O parágrafo deve conter no máximo 180 palavras.
  • O conteúdo não pode ser vazio.

Nesta etapa coloque tudo o que você passou até aqui, fontes consultadas, questionários aplicativos e o que buscou entender.

Mais uma vez o Monografis conta com um exemplo de texto para você se basear e produzir o seu.

Pense se o método que você utilizou para pesquisa foi o melhor para atingir o objetivo geral da sua monografia.

Desta forma, com tudo o que você já realizou até então você já possui a sua metodologia praticamente pronta.

LEIA TAMBÉM:  Exemplo de Caracterização da Amostra | Metodologia 7° Passo

Concluindo

No Monografis clique em “previa” para ter uma visualização geral da sua metodologia. Tudo está pronto e com todas as etapas que concluímos em todo este processo.

Você pode exportar para o Word para dar uma olhada e alguns ajustes na formatação. Por exemplo, onde é citação direta deve se formatar corretamente.

A metodologia já vai sair pronta para entregar para o seu orientador. Tudo bem embasado e bem citado, o Monografis é assim, você faz uma vez e pronto.

Compartilhar: