Comprar TCC é crime?

Compartilhar:

Comprar TCC é crime? Frequentemente nós do Guia da Monografia recebemos mensagens em nossas redes sociais de pessoas perguntando se vendemos TCC’s. Por isso, decidimos fazer um vídeo específico sobre o tema, falando alguns pontos importantes do assunto.

Compra de TCC’s nas faculdades

Vou citar alguns pontos que separei sobre o tema, dissertando as possíveis consequências de comprar um TCC e os motivos do porque você não deve fazer isso.

Professores e faculdades assinam serviços contra plágio

Muitos professores e instituições tem a sua disposição serviços pagos que auxiliam na busca por plágio e detecção de possíveis brechas no trabalho que podem indicar que ele foi comprado.

Sendo assim, é um risco que quem compra corre, pois dificilmente esses programas falham em seu propósito.

Professores conhecem as citações mais utilizadas por quem faz plágio

As pessoas que vendem esses TCC’s possuem uma base de citações que sempre utilizam nos trabalhos. A grande maioria dos professores já sabem quais são essas citações e sabem até quem são as pessoas que vendem os TCC’s.

Obrigatoriamente, todas as citações constantes no trabalho devem se fazer presente nas referências bibliográficas, sob pena de acusação de plágio. (VARGAS, 2018).

Por exemplo, muitos TCC’s comprados possuem citações indiretas iguais, o que é bem improvável já que uma citação indireta é feita com as palavras do autor.

78% dos TCC’s comprados são pegos

Cerca de 78% dos TCC’s comprados são pegos pela banca, isso significa que você tem quase 80% de chance de se dar mal caso compre um TCC. Vale realmente a pena?

Quando estávamos fazendo a base de dados para o Monografis, conseguimos alguns cálculos e estatísticas que comprovaram esse número de 78%.

Caso queira conhecer o Monografis, nossa ferramenta de orientação que vai tornar sua vida muito mais fácil para fazer o TCC. Clique no link a seguir e conheça o Monografis.

Professores são como uma vitrine para o mercado de trabalho

Os professores são uma vitrine para o mercado de trabalho, portanto, deixar de fazer o TCC pode ser uma grande oportunidade perdida de inserção no mercado de trabalho. Existem diversos e diversos casos de alunos que conseguiram vagas de emprego através de seus TCC’s.

LEIA TAMBÉM:  Explicação Simples sobre Métodos de Análise

Existe até o caso da Janaína Guidolini, nossa colaboradora que sempre nos ajuda aqui no Guia da Monografia. Ela foi para Praga, em Portugal, graças ao seus TCC’s e isso abriu uma série de portas no mercado de trabalho para ela.

Portanto, pense bem se vale a pena comprar um TCC e perder a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho por um profissional experiente da área.

Método TCC em blocos

Muitos alunos recorrem a compra do TCC por não terem tempo o suficiente. Por isso, nós do Guia da Monografia, criamos o método do TCC em blocos, que está diretamente inserido dentro do Monografis.

Seguindo o método do TCC em blocos, você conseguirá terminar o seu TCC em até 80 horas, acabando com a desculpa de que não tem tempo o suficiente para fazer o seu trabalho.

Caso queira conhecer como funciona o TCC em blocos, clique no link e será redirecionado, também temos um ebook do TCC em blocos que pode ser adquirido clicando aqui.

Alunos com cargos elevados se sentem superiores

Existem muitos alunos que possuem cargos superiores na sociedade como policiais e pessoas de grande influencia em uma empresa que acabam se sentindo superior ao TCC e acha que por terem uma certa importância, caso sejam pegos, vão passar batido pela banca.

O que é um grande erro, pois caso você seja pego, só vai passar mais vergonha por possuir um cargo de tanta importância na sociedade e ter que recorrer a meios ilícitos para fazer um TCC.

Comprar TCC é CRIME

Sim, comprar TCC é crime e se enquadra no artigo 299 do código penal brasileiro, como falsidade ideológica.

Artigo 299 do código penal brasileiro
Artigo 299 do código penal brasileiro

Portanto, além de passar uma baita vergonha, você estará cometendo um crime, podendo até ser preso e manchar toda a sua vida pessoal e profissional.

Além de crime, pode ser fraude acadêmica

Além de ser um crime, fazer a compra de um TCC se enquadra em fraude acadêmica. Como assim professor? Além de arcar com punições dos órgãos públicos, você sofrerá sanções da instituição em que estuda, podendo variar de instituição para instituição.

Quem compra, não defende com segurança

Quem compra um TCC, na hora de defende-lo, não o faz com segurança. Justamente pelo fato de não ter sido a pessoa que escreveu o trabalho, então por mais que você leia e releia o TCC, existem coisas que só quem escreveu consegue saber e isso pode ser prejudicial para você na hora das perguntas da banca.

Caso você tenha insegurança para apresentações, te convido a conhecer o ebook do nosso colaborador Danilo Mota que lhe ensina a como ter uma apresentação memorável. Clique no link e será redirecionado para a página do ebook, conheça e tenha uma apresentação memorável no seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  6 dicas essenciais para o sucesso no TCC!

O diploma pode ser revogado?

Este ponto é mais uma dúvida nossa, não sabemos ao certo se o seu diploma pode ser revogado caso você seja pego com um TCC comprado. Portanto, deixamos aberto este espaço para caso você saiba nos dar essa informação, deixe um comentário abaixo.

As pessoas perdem tempo e dinheiro

As pessoas investem pouquíssimo em sua educação. Muitos preferem pagar 700 reais em um TCC pronto do que comprar um curso ou adquirir o Monografis que sai por muito menos. Invista na sua educação, compre livros, cursos, tudo que puder para te ajudar não só no TCC, mas também no decorrer de sua vida.

Pense bem se vale a pena pagar 700 reais e ainda correr o risco de ser pego, perdendo tempo e sendo prejudicado por isso.

Fazer o TCC de outra pessoa também é crime

Não se engane pensando que apenas quem compra o TCC sai prejudicado na história. Fazer o TCC de outra pessoa também se enquadra em crime e em frauda acadêmica, podendo prejudicar ambos os lados.

Gastar dinheiro em algo sem confiança

Pagar 700 reais em um trabalho que você nem sabe se vai ser bem escrito te parece uma boa ideia? Imagina gastar este dinheirão e no final, o trabalho estar mal feito? São riscos e mais riscos que se corre quando se opta por comprar o TCC e eu tenho certeza que você não vai querer passar por isso.

Nos perguntaram se fazemos TCC’s

Recebemos nas redes sociais do Guia da Monografia, diversas mensagens de pessoas nos perguntando se vendemos TCC e se sabemos sites confiáveis para se comprar um.

Perguntar para um professor se ele vende TCC é a mesma coisa que perguntar para um policial se ele comete algum crime. Portanto, não faça isso em nenhuma hipótese.

Concluindo

Agora você pôde perceber que comprar um TCC não tem nenhum benefício e só traz mais e mais riscos para você e para a sua carreira acadêmica e profissional. Portanto, pense bem antes de tomar qualquer decisão do tipo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

VARGAS, Luciana. TCC sem Mistério: Manual Prático da Monografia. 1. ed. [S. l.]: Simplissimo Livros Ltda, 24 mar. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cXtgDwAAQBAJ. Acesso em: 21 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange