Como Transferir TCC para o Monografis

Compartilhar:

Quais são os benefícios de transferir seu TCC para o Monografis?

Se o seu trabalho já está em andamento, é bom lembrar que nada do que foi feito será perdido. Por exemplo as notas e observações que seu orientador indicou, bem como as correções que precisará fazer, poderão ser trabalhadas dentro do Monografis. E ainda com todos os recursos disponíveis do programa.

Então, precisamos saber como podemos aproveitar o que já temos por simplesmente transferir o conteúdo para dentro do Monografis.

Como realizar a transferência de meu TCC para o Monografis

Basicamente pode-se pautar de início por duas alternativas:

(1) Iniciar seu trabalho com os recursos do Monografis e depois agregar o que já tem desenvolvido ou

(2) transferir todos os capítulos de seu TCC para depois exportar dentro das normas da ABNT.

Feito a escolha, agora basta abrir o Monografis, criar um novo capítulo, escolher um modelo. A partir daí basta selecionar e copiar seu conteúdo do Word para daí colar dentro da área criada no ambiente do Monografis.

Talvez você esteja pensando agora: “Mas é tão simples assim?” Sem dúvida, não serão necessários muitos cliques para transferir seu conteúdo. Todo conhecimento básico de informática como o bem conhecido “Ctrl + C” e “Ctrl + V” serão suficientes. Com simples copiar e colar você transfere seu conteúdo para dentro da ferramenta mais versátil para se construir seu TCC.

Organizando meu TCC dentro do Monografis

No momento em que seus capítulos se encontram dentro do Monografis, todos os recursos estarão disponíveis para sua edição. Agora será bem mais fácil dar sequência nas ideias que fazem parte de seu estudo. Definir a estrutura de acordo com as normas da ABNT, montar os blocos, capítulos, citações dentre outros recursos disponíveis.

“A estrutura física de um trabalho acadêmico compreende o formato como ele é apresentado, ou seja, como deve ser formatado e digitado. ” (DIONYSIO, RODRIGUES e TAVARES, 2013, p. 13)

Certamente um trabalho bem apresentado deverá respeitar as regras reconhecidamente estabelecidas por meio das normas vigentes. Com isso, ganhamos segurança ao redigir a monografia.

LEIA TAMBÉM:  O Monografis Funciona Seja qual for Aluno e Curso?

Só a título de exemplo, pense no formato que deve estar uma citação direta. São muitas coisas para se preocupar na hora da escrita, por isso, com o Monografis, basta escolher o estilo de texto e pronto!

Melhor ainda, utilizando o assistente de blocos, é só acompanhar o passo a passo da construção de cada parágrafo e capítulo de seu conteúdo. Visto que depois basta exportar em Word para verificação de seu orientador.

Naturalmente se desejar fazer uma verificação, deverá acompanhar cada elemento que compõe seu capítulo, o que não raro demandará um pouco mais de tempo e atenção.

Concluindo

Sendo assim, mesmo que seu trabalho já esteja parcialmente pronto, vale a pena transferir o conteúdo para o Monografis. Mesmo porque já que poderá se beneficiar de todos os recursos disponíveis no programa, além de contar com uma assessoria experiente.

No final das contas, aquela dificuldade inicial que ocorre com qualquer acadêmico poderá ser dirimida trabalhando com a ferramenta certa. Parece que as vezes o trabalho empaca, e as ideias simplesmente desaparecem. Neste caso, não importa se seu trabalho está no começo, na metade ou quase pronto, poderá ganhar tempo por simplesmente transferir todo o conteúdo de seu TCC para o Monografis.

REFERÊNCIAS:

DIONYSIO, R. C. C.; RODRIGUES, R.; TAVARES, N. S. Desvendando Os Segredos Do Tcc. Taquaritinga: Clube de Autores, 2013. 96 p. 14×21 cm ISBN:978-85-915754-0-4.

Compartilhar:

Deixe seu comentário