Como Colocar o Organizador no Word ✒️

Compartilhar:

Lidar com a Associação Brasileira de Normas Técnicas pode até não ser a tarefa mais fácil do mundo quando se trata de trabalhos acadêmicos, mas com toda a certeza também não é a mais difícil, basta ter a atenção devida e seguir pequenas técnicas. Desse modo, como colocar o organizador no Word será uma tarefa bem fácil.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

E o que seria esse organizador? Quando algum livro um ou mais autores tem indicação de responsabilidade pelo conjunto da obra, você precisa referenciá-lo como tal. Veja o que diz o próprio texto da norma NBR 6023 item 8.1.1.2:

8.1.1.2 – Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador etc.), entre parênteses.

Exemplos:

FERREIRA, Léslie Piccolotto (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991.

MARCONDES, E.; LIMA, I. N. de (Coord.). Dietas em pediatria clínica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 1993.

MOORE, W. (Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones. Córdoba, AR.: [s.n.], 1960.

LUJAN, Roger Patron (Comp.). Um presente especial. Tradução Sonia da Silva. 3. ed. São Paulo: Aquariana, 1993. 167 p.

Caso não coloque esse tipo de informação e ela realmente faça parte de determinado item, automaticamente tudo o que você tiver colocado de certeiro, será invalidado por faltar um componente. Lembrando que referência errada pode ser considerada como plágio.

Então, se você pretende se sair bem em como colocar o organizador no Word, confira abaixo a melhor forma de fazer isso.

Como colocar o organizador no Word do modo mais prático

A melhor forma de como colocar o organizador no Word pode não ser a que você estava esperando. Isso porque, se diversas ações sobre referências bibliográficas são feitas facilmente de modo automático. Nesse caso não é bem assim que ocorre.

Isso porque, não há uma forma do tipo de como colocar o organizador no Word, é preciso realizar essa ação manualmente.

Porém, a notícia boa é que você pode muito bem inserir todas as outras informações da bibliografia automaticamente. Basta apenas ir na aba Referências e então em Gerenciar Fontes Bibliográficas.

Desse modo, serão exibidos diversos campos para serem devidamente preenchidos de acordo com o tipo de documento que se tratar a referência em questão.

Após fazer a inserção de todo o conteúdo que está sendo solicitado, é hora de inserir a bibliografia em questão.

É só clicar na mesma aba e então selecionar o campo de bibliografia e então, ir em inserir a mesma. Dessa forma, tudo o que você tiver anteriormente colocado no documento do modo anteriormente apresentado será devidamente colocado em ordem e da maneira correta que deve ser uma bibliografia.

Com esse procedimento devidamente feito, para continuar em como colocar o organizador no Word, é necessário localizar entre todos os itens inseridos qual é aquele que precisa constar um organizador.

Com isso, é necessário analisar quais são os autores da publicação que deve receber isso, e dentre eles qual é o organizador. Isso porque, será inserida logo após o nome do organizador a sigla que o identifica como tal.

Concluindo

A sigla que deve ser inserida é a Org., sendo que é extremamente necessário que ela sela colocada entre parênteses e apenas com a primeira letra em maiúsculo, conforme apontado anteriormente. Além do mais, é importante que não seja esquecido o ponto final, pois é ele que identifica que a palavra teria continuação e que na verdade isso é apenas uma sigla.

Infelizmente, caso você conte com mais de uma opção que tenha organizador, você terá que repetir esse procedimento de inserção em um de cada vez e manualmente. Portanto, caso sejam dez assim, todos eles passarão por isso.

Recapitulando

R: Infelizmente não tem essa opção. Depois que gerar a referencia, tem que colocar manualmente após o autor a sigla (Org.)

Exemplo: TYBEL, Douglas (org. ). TCC em blocos, uma escrita em blocos. Rio de Janeiro: Sextante Artes, 1999.

Compartilhar: