Como preparar um bom discurso de orador da turma

Compartilhar:

Como preparar um bom discurso de formatura do orador da turma.

 

Chegou o grande dia! Todos estão na plateia. Sua família, seus colegas, amigos, convidados, e muitos outros. Imagine a tensão que bate nesse momento! Então, como se preparar para fazer um bom discurso de formatura? 

 

 

Elementos de um discurso formatura

Saber o que está envolvido nas considerações de um discurso de formatura pode ser de ajuda para se sair bem. Para quem já passou por isso, entende que se trata de um momento para consagrar toda uma vida acadêmica. Todas experiências vividas pelos companheiros de curso poderão ser sintetizadas em poucas palavras.

O discurso de formatura é uma espécie de pausa, de parênteses no tempo após quatro (ou cinco, ou seis) anos de aprendizado contínuo, antes que a vida adulta se inicie e todo o conhecimento tenha que ser colocado em prática. É um marco único na trajetória de cada um. (HUFFINGTON, 2014)

Assim conhecer de antemão a estrutura que comporá seu discurso, será de ajuda na criação de um roteiro bem elaborado. Geralmente essa estrutura é composta basicamente de três blocos.

Então, o orador deverá se preocupar em montar uma abertura, o que inclui homenagens e agradecimentos. Depois, o meio do discurso com histórias e exemplos que darão uma ideia da trajetória da turma. E por fim, o encerramento, com alguma citação ou reflexão, que conclua com o último ensinamento para turma. 

Como se preparar

Mesmo que você já tenha se preparado bem, talvez elaborando um esboço escrito ou mental, é preciso fazer algo mais. Na hora do discurso, existe uma forma de vencer a tensão e o nervosismo próprios do momento. Trata-se de uma preparação para a abertura por se acomodar.

  1. Cheque sua voz – verifique o tom, captação do microfone, confirme se todos, inclusive você, estão ouvindo bem sua voz;
  2. Respire profundamente por 30 segundos – tome fôlego e se tranquilize;
  3. Endireite o corpo – fique na postura ereta, verifique sua posição em relação ao microfone;
  4. Crie entusiasmo – anime-se, sorria e relaxe, pois, o entusiasmo vale mais do que o conhecimento;
  5. Fale com confiança – mantenha a cabeça fria, e expresse-se com coragem;
  6. Comece quando se sentir confortável – não se precipite, pare, respire e comece quando estiver bem.

Pode ser desafiador dar início a suas considerações introdutórias, mas seguindo esses passos, se sentirá mais à vontade. Além desses pontos, é importante não ficar se desculpando por qualquer inconveniente que possa acontecer. Talvez algum atraso, um pequeno problema técnico ou mesmo uma microfonia. Não importa, esse não é o momento para se desculpar de nada! Simplesmente inicie com coragem e confiança a abertura de seu discurso de formatura.

Concluindo

Viu como é fica mais fácil iniciar seu discurso depois de uma preparação dessa! É tudo uma questão de relaxar, ter uma boa postura, e falar com confiança. Assim pode ter certeza que seu discurso de formatura será memorável!

Além dessas dicas práticas, poderá ter um acompanhamento mais detalhado de tudo que se seguirá nas demais etapas da formatura. Basta acompanhar as sugestões disponíveis no Guia da Monografia e terá tudo que precisa.

Referências

HUFFINGTON, A. A Terceira Medida do Sucesso. 1ª. ed. Rio de janeiro: [s.n.], v. I, 2014. 176 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário