Como Organizar Sumário TCC

Compartilhar:

Algo que gera muita confusão para os estudantes que estão elaborando o TCC é em Como Organizar Sumário. Uma dúvida muito comum é definir quais partes da pesquisa se encaixam no capítulo do referencial teórico e quais são as da metodologia.

Para acabar de vez com essa confusão, vamos ver como organizar o sumário de TCC com cada elemento no seu lugar.

CONHEÇA O MONOGRAFIS

 

 

Consegiu acessar? Então bora pro artigo 😀

Como Organizar o Sumário do TCC

O Sumário é extremamente importante para que o leitor acompanhe a sequência dos assuntos a serem explorados na pesquisa.

“Elemento obrigatório que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página”. (PICCOLI, 2006, p. 24)

Primeiramente, ao organizar o Sumário, você deve determinar bem o que será parte dos capítulos. Para que consiga fazer essa distinção, é importante entender o que é o referencial teórico e o que é a metodologia do seu TCC.

O Referencial Teórico são capítulos de conteúdo do seu TCC, onde estarão os subcapítulos conceituando tudo que será abordado na pesquisa. Neste é apresentado o que é sua pesquisa, que problema será pesquisado, além de contextualizar e mostrar a importância do estudo para a sociedade.

a Metodologia é um capítulo à parte em que o estudante descreve o tipo de pesquisa realizada. Também detalha os instrumentos e fontes escolhidas para coleta de dados.

Então, entendendo bem o que faz parte da Metodologia, você não correrá o risco de colocar informações desta no referencial teórico.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar a Justificativa de Mestrado

Desta forma, evitará montar o sumário de forma desordenada. Observe como fica mais fácil definir essas informações utilizando o Monografis Orientador de TCC.

Como descrever a Metodologia do TCC?

Para auxiliar os estudantes a fazerem o TCC de forma rápida, foi criado a Ferramenta Monografis Orientador de TCC. Acompanhe o passo-a-passo e veja como é fácil descrever a Metodologia nele:

  1. Entre no Monografis;
  2. Clique no capítulo Metodologia, que está na lista do lado esquerdo da tela;
  3. Em Assistente de Blocos, clique em “Aplicação dos Instrumentos Escolhidos”, na lista à esquerda;
  4. Nesse bloco, na área de descrição, você vai contar o “como” e “o que”, ou seja, como fez a pesquisa e o que usou. Quando escrever os verbos, coloque-os na terceira pessoa. Também pode colocar um breve conceito da ferramenta que utilizou e fazer uma citação indireta. Depois é só ir para o próximo parágrafo;
  5. Continue descrevendo todo o roteiro que já criou e explique todas as ferramentas que foram utilizadas na sua pesquisa.

Lembrando que o Monografis, traz as orientações detalhadas sobre como descrever a Metodologia. Assim, se seguir esses passos, ficará bem mais simples construir seu sumário!

Concluindo

Observou? Quando o estudante entende bem o que é cada elemento da pesquisa, não tem como errar na organização do sumário. Desta forma, ele não corre o risco de criar capítulos desnecessários e fora do contexto.

Se quiser agilizar a elaboração do seu trabalho sem ficar quebrando a cabeça, conheça o Monografis Orientador de TCC. Com ele, você ganha tempo e a satisfação de entregar um TCC de qualidade!

Referências

PICCOLI, J. C. J. Normalização Para Tcc Em Ed. Física. 2ª. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2006. 367 p.

LEIA TAMBÉM:  DOWNLOAD: Norma ABNT NBR 6027 Para Sumario

 

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário