Como Montar uma Introdução – Modelo Fácil sem Citação [INFOGRÁFICO]

Compartilhar:

A introdução de um TCC é uma das primeiras imagens que os leitores irão ter de seu trabalho. Por isso ela deve ser bem redigida e contemplar de forma clara e objetiva todas as partes que compõe o seu TCC. É comum ter duvidas em como montar uma introdução, pensando nisso fizemos um infográfico completo com um modelo fácil de introdução sem citação, e você pode baixa-lo no botão abaixo

Como Montar uma Introdução sem citação?

O primeiro passo é a contextualização. Você deve contextualizar qual será o assunto abordado em seu TCC, qual o tema dele, o cenário desse tema, enfim, você deve inserir o seu leitor em seu trabalho.

Após a contextualização, o próximo passo é descrever o tema do seu TCC . Essa deve ser uma descrição mais generalizada e breve sobre o seu tema. Apenas para que o seu leitor possa se sentir familiarizado com o tema que você está abordando.

No próximo parágrafo você irá apontar o seu problema de pesquisa e a sua pergunta ou perguntas de pesquisa. Novamente, contextualize o seu leitor, faça um breve resumo antes de apresentar o seu problema de pesquisa e quais as suas perguntas de pesquisa. As perguntas geralmente são apresentadas no final do parágrafo.

Após apresentar o problema de pesquisa você deve apontar quais são os seus objetivos com o desenvolvimento do seu trabalho. Você deve apresentar primeiro o objetivo geral e depois os objetivos específicos de seu tema.

Agora é o momento de apresentar a justificativa de sua pesquisa. Você deve indicar qual a importância do desenvolvimento deste trabalho, o que te motivou a trabalhar com esse tema e não com outro. A próxima etapa é a metodologia.

Na metodologia

Na metodologia você deve explicar como o seu trabalho foi desenvolvido, qual a metodologia que você utilizou. Nesse momento você deve apontar se você realizou uma análise quantitativa, se fez uma pesquisa de campo.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Uma Justificativa De TCC e Colher Nota 10 [INFOGRÁFICO]

Você também irá explicar quais foram os seus procedimentos para desenvolver este trabalho. Nesse momento você deve apontar quais os foram os principais autores que você seguiu enquanto desenvolvia o seu TCC. As referencias são muito importantes .

No próximo parágrafo você deve apresentar a estrutura de cada um dos capítulos do seu trabalho. O seu trabalho é composto de quantos capítulos? Cada capítulo possui qual finalidade? O que cada um dos capítulos aborda?

Você deve explicar de forma breve cada capítulo, para que o seu leitor consiga entender e acompanhar todo o seu trabalho.

O objetivo da introdução sem citação é introduzir o trabalho, o tema, o assunto, como o trabalho foi desenvolvido, cada um dos capítulos e qual a finalidade de cada um.

A sua conclusão e/ou considerações finais não devem aparecer em sua introdução sem citação. Você introduz esses capítulos, apresenta ao seu leitor, explica a finalidade de cada um e o que o leitor irá encontrar mas.

Diferente dos outros capítulos, você não acrescenta mais nenhuma informação deles na introdução sem citação.

Se você apresentar a sua conclusão logo na introdução sem citação, o leitor não tem motivo para seguir adiante com a leitura.

Seguindo essas etapas você verá como montar uma introdução fica fácil, sua introdução sem citação ficará pronta em poucos minutos.

Como Montar uma Introdução

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

 

Compartilhar:
  • Josuel Ribeiro

    Esse material demora, ou isso tudo e estratégico ?

    • Douglas Tybel

      Como assim? pode explicar melhor?

  • Josuel Ribeiro

    Solicitei o material por duas vezes e não chegou. Ja tem dias.
    Já solicitei ao suporte.Vou aguardar o retorno.

  • Ruryvan Alaeudes Barradas More

    boa tarde Douglas, fiquei muito interessado no monografis, queria saber se esse software ajuda no meu tcc que é um artigo cientifico?

    • Douglas Tybel

      Olá! sim, serve para ambos. Na hora de criar um trabalho, vc escolhe qual é e ele vai te orientar dentro disso.
      Veja os detalhes no site http://monografis3.com.br