Como Montar uma Introdução – Modelo Fácil sem Citação [INFOGRÁFICO]

Compartilhar:

A introdução de um TCC é uma das primeiras imagens que os leitores irão ter de seu trabalho. Por isso ela deve ser bem redigida e contemplar de forma clara e objetiva todas as partes que compõe o seu TCC. É comum ter duvidas em como montar uma introdução, pensando nisso fizemos um infográfico completo com um modelo fácil de introdução sem citação, e você pode baixa-lo no botão abaixo

Como Montar uma Introdução sem citação?

O primeiro passo é a contextualização. Você deve contextualizar qual será o assunto abordado em seu TCC, qual o tema dele, o cenário desse tema, enfim, você deve inserir o seu leitor em seu trabalho.

Após a contextualização, o próximo passo é descrever o tema do seu TCC . Essa deve ser uma descrição mais generalizada e breve sobre o seu tema. Apenas para que o seu leitor possa se sentir familiarizado com o tema que você está abordando.

No próximo parágrafo você irá apontar o seu problema de pesquisa e a sua pergunta ou perguntas de pesquisa. Novamente, contextualize o seu leitor, faça um breve resumo antes de apresentar o seu problema de pesquisa e quais as suas perguntas de pesquisa. As perguntas geralmente são apresentadas no final do parágrafo.

Após apresentar o problema de pesquisa você deve apontar quais são os seus objetivos com o desenvolvimento do seu trabalho. Você deve apresentar primeiro o objetivo geral e depois os objetivos específicos de seu tema.

Agora é o momento de apresentar a justificativa de sua pesquisa. Você deve indicar qual a importância do desenvolvimento deste trabalho, o que te motivou a trabalhar com esse tema e não com outro. A próxima etapa é a metodologia.

Na metodologia

Na metodologia você deve explicar como o seu trabalho foi desenvolvido, qual a metodologia que você utilizou. Nesse momento você deve apontar se você realizou uma análise quantitativa, se fez uma pesquisa de campo.

Você também irá explicar quais foram os seus procedimentos para desenvolver este trabalho. Nesse momento você deve apontar quais os foram os principais autores que você seguiu enquanto desenvolvia o seu TCC. As referencias são muito importantes .

No próximo parágrafo você deve apresentar a estrutura de cada um dos capítulos do seu trabalho. O seu trabalho é composto de quantos capítulos? Cada capítulo possui qual finalidade? O que cada um dos capítulos aborda?

Você deve explicar de forma breve cada capítulo, para que o seu leitor consiga entender e acompanhar todo o seu trabalho.

O objetivo da introdução sem citação é introduzir o trabalho, o tema, o assunto, como o trabalho foi desenvolvido, cada um dos capítulos e qual a finalidade de cada um.

A sua conclusão e/ou considerações finais não devem aparecer em sua introdução sem citação. Você introduz esses capítulos, apresenta ao seu leitor, explica a finalidade de cada um e o que o leitor irá encontrar mas.

Diferente dos outros capítulos, você não acrescenta mais nenhuma informação deles na introdução sem citação.

Se você apresentar a sua conclusão logo na introdução sem citação, o leitor não tem motivo para seguir adiante com a leitura.

Seguindo essas etapas você verá como montar uma introdução fica fácil, sua introdução sem citação ficará pronta em poucos minutos.

Como Montar uma Introdução

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

 

Compartilhar:
  • Josuel Ribeiro

    Esse material demora, ou isso tudo e estratégico ?

    • Douglas Tybel

      Como assim? pode explicar melhor?

  • Josuel Ribeiro

    Solicitei o material por duas vezes e não chegou. Ja tem dias.
    Já solicitei ao suporte.Vou aguardar o retorno.