Como Montar a Justificativa de Mestrado

Compartilhar:

E quando você está montando sua tese de mestrado e fica na dúvida se todos os elementos da pesquisa estão inclusos no projeto. Alguns alunos podem se confrontar com essa questão principalmente se estão concluindo a escrita. Nesse artigo falaremos sobre justificativa, mas precisamente a justificativa de mestrado.

Será que está faltando algum item importante em sua justificativa que pode ser relevante para sua tese?

O que deve conter em uma justificativa

Trata-se de um tópico importantíssimo no conteúdo de sua tese de mestrado ou TCC.  Nesse item, você contextualiza o tema de sua monografia e demonstra o porquê de sua iniciativa de fazer essa pesquisa além de mostrar sua relevância.

A justificativa destaca uma narrativa sucinta, porém completa, dos pontos a serem abordados no TCC (isto é, na pesquisa), levando em consideração o estágio atual da ciência, as suas divergências ou a contribuição que pretende dar ao pesquisar o problema. (OLIVEIRA, 2018)

Sendo assim, espera-se que neste ponto fique bem claro em que culminará sua pesquisa, aquilo que levou você a escrever sua tese. De forma resumida, aqueles que farão parte da comissão que analisará sua tese, deverá ter uma ideia geral do que será abordado em sua pesquisa.

Veja no exemplo a seguir como isso pode ser feito e entenda cada passo que você deverá constar nesta parte de sua tese de mestrado.

Como montar a Justificativa de Mestrado

Só para exemplificar suponha que você trabalhe na indústria, e como responsável pelo seu setor, precisa sanar um problema de reparo em uma máquina.

LEIA TAMBÉM:  Os 3 Elementos ESSENCIAIS para um Bom TCC

Caso você venha a solicitar uma máquina nova para seu gerente de compra, qual será a resposta dele? É isso mesmo. . . “por que?”

Então, como você já sabe qual será a dúvida desse gerente, poderá seguir a seguinte linha de raciocínio.

  • Precisamos atender certo nível de produção;
  • Nossa produção poderia ficar comprometida se uma máquina parasse de funcionar;
  • Temos uma máquina no setor que está prestes a quebrar;
  • Logo, precisamos investir em uma máquina nova.

Essa é a ideia básica de uma justificativa de mestrado bem elaborada! Tudo que você precisa fazer é contextualizar e deixar claro o porquê de sua pesquisa. Poderá, se desejar escrever um ou três parágrafos antes de sua justificativa para facilitar ainda mais a compreensão de sua pesquisa.

Concluindo

Quando entendemos como funciona certos aspectos de cada componente de uma tese, monografia ou TCC, fica muito mais fácil construir todo pensamento em cima dessa estrutura.

Ainda mais, poderá aproveitar e seguir todas as etapas utilizadas pelo Monografis na construção de sua justificativa de mestrado.

CONHEÇA O MONOGRAFIS

Referências

OLIVEIRA, A. M. D. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2018. 128 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário