Como Funciona o Método Científico do TCC – Hipotético-Dedutivo 👩‍🏫

Compartilhar:

Método Científico do TCC – Hipotético-Dedutivo

Artigo explica como aplicar o método Científico do TCC mostrando o que você precisa fazer em um trabalho de conclusão de curso com metodologia do Método Científico hipotético-dedutivo. Em sua maioria os TCC, desde artigo à Dissertação ou Tese usam esse método, por essa razão é importante seguir a risca.

Você vai entender como deve tratar seu TCC de uma forma série e cientifica. Quem está fazendo o TCC acredita que basta falar de um assunto e pronto, mas aí está o erro, continue lendo para entender.

Como Funciona o Método Científico Hipotético-Dedutivo

O Método Científico hipotético-dedutivo tem base em uma dedução de hipótese que é levantada a partir de um problema. Continue lendo para entender como analisar os dados e propor a solução para validar a hipótese.

Segundo Lima (1980, p. 55) “O pensamento hipotético-dedutivo trabalha sempre no sentido de inventar teorias para explicar a realidade (a teoria pode ser, no começo, um simples diagrama ou desenho)”.

A base da pesquisa científica é tratar uma hipótese a partir de um problema. Devido a isso, seu TCC vai forçá-lo a encontrar uma solução. Por essa razão, por exemplo, o Método Científico hipotético-dedutivo se torna o mais usado no TCC.

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é que tudo gire em torno de testar a hipótese e solucionar o problema. Essa, porém, é uma tarefa que depende que o aluno pesquise efetivamente. Vê-se, pois, que o grande erro é ficar só escrevendo sobre o tema.

Método Científico Hipotético-Dedutivo Exemplo

O que importa, portanto, é entender como levantar a hipótese a partir de um problema. Essa, porém, é uma tarefa que pode levar algum tempo. Vê-se, pois, que será mais fácil entender o esquema completo através de uma ilustração.

Podemos perceber na ilustração abaixo que inicialmente será necessário observar o problema, por exemplo, depois da definição da hipótese, obterá os dados dos testes realizados. No TCC essa coleta de dados pode ser através de questionário, observação, documentos ou até mesmo literatura. Depois basta divulgar os resultados.

Metodo cientifico hipotetico-dedutivo
Figura 1 – Método Científico Karl Jansky
Fonte: (GROSSI, 2013)

Veja na ilustração acima que a hipótese pode ser verdadeira ou falsa. Não se preocupe se sua hipótese for falsa, mesmo assim poderá apresentar seu TCC normalmente.

Existem outros métodos científicos, como: Indutivo, Dedutivo que são poucos comuns. Também podemos encontrar dialético e fenomenológico.

Mostra-se no mínimo inoportuno falar de todos os métodos científicos, já que no momento em que se estuda o esse método é percebido a busca por solução. Vê-se, porém que sua escolha mudará a forma como seu TCC será escrito.

Recapitulando

É preciso ressaltar que, o método escolhido mudará toda a forma como escreverá seu TCC. Ora que cada método é tratado diferente em sua produção. Por final, fica claro o uso em sua maioria do Método Científico hipotético-dedutivo.

Citamos aqui os métodos científicos da metodologia do seu TCC e abordados sobre o uso do Método Científico hipotético-dedutivo. Espera-se que após essa leitura você não ache que escrever TCC é falar de um assunto, mas sim, pesquisar sobre um problema levantado a partir do seu tema.

Referências:

GROSSI, J. raiosinfravermelhos. Raios Infravermelhos, 2013. Disponivel em: <http://raiosinfravermelhos.blogspot.com.br/2013/06/jansky-e-o-metodo-cientifico.html>. Acesso em: 04 set. 2017.

LIMA, L. D. O. PIAGET PARA PRINCIPIANTES. 5ª. ed. São Paulo: SUMMUS, 1980. 288 p.

Compartilhar: