Como Fazer Uma Justificativa De TCC e Colher Nota 10 [INFOGRÁFICO]

Compartilhar:

O processo de como fazer uma justificativa de TCC é mais simples do que você provavelmente imagina. O grande objetivo dessa parte do trabalho de conclusão de curso, é comprovar ao seu orientador e toda banca avaliadora qual a razão da escolha do seu tema, podemos dizer que é nessa hora que você precisa convencer que o seu trabalho realmente é relevante.

Todos os TCCs precisam de um motivo para existir, e é na justificativa que você irá defender a sua ideia, explicando o porquê de ter escolhido um determinado foco e assunto.

Agora que você já relembrou qual é o intuito dessa etapa em seu projeto, chegou a hora de finalmente seguir os passos de Como Fazer uma Justificativa de TCC.

Como Fazer uma Justificativa perfeita

Separamos 4 passos, bem simples, mas muito bons para que você aprenda de uma vez como fazer uma justificativa de TCC e, como resposta, receber um 10. Vale ressaltar que essas técnicas não são obrigatórias e nem estão inclusas nas normas ABNT ou algo do tipo, entretanto, elas, com certeza, facilitarão o teu trabalho, além de te dar mais tempo para outras tarefas.

Divida a sua justificativa em 4 partes: Por quê? O quê? Quem? Base.

1 – Por Quê: responda para as pessoas que irão ler o seu projeto o porquê de ele existir. Por que você optou por esse tema? Por que ele pode ser considerado como importante? Ele impacta ou é esquecido por algum setor? Por que ele merece ser lembrado? Por que dedicar tanto tempo e folhas sobre ele?

Esses tipos de perguntas sempre funcionam como base para as suas respostas, mas lembre-se que as questões podem ser mais amplas e complexas, tudo depende do seu tema.

LEIA TAMBÉM:  COMO FAZER REFERENCIAL TEÓRICO À PROVA DE PLAGIO

2 – O quê: O que o seu trabalho faz? Ele apresenta definições, conceitos, ferramentas, pesquisas, entrevistas? Ele é um projeto social ou serve para vendas?

3 – Quem: O seu trabalho foi feito para quem? Quem é o seu público alvo? Vale ressaltar que os personagens do seu projeto, que dependendo do seu tema, são as pessoas que você entrevista, não precisam obrigatoriamente ser também o seu público alvo.

Por exemplo: um trabalho social, seja sobre crianças em situação de acolhimento, sobre pessoas que vivem com o trabalho voluntário e outros. Normalmente é feito para chamar a atenção do restante da sociedade e não das pessoas que vivem isso diretamente. Não deixe de prestar atenção nisso.

4 – Base: esse passo é opcional, e é o momento onde você fala que livros, autores, documentários, métodos foram utilizados para a argumentação e criação do trabalho. Apesar de ser opcional, mostrar documentos é uma boa forma de comprovar importância e credibilidade.

Não é necessário seguir essa ordem no momento de fazer a sua justificativa. Estruture a sua escrita de acordo com o que você quer dizer.  E lembre-se de, no final de todo o trabalho, verificar se todas as partes seguem as normas ABNT e que não há nenhum plágio dentro da sua pesquisa.

Recapitulando

Pode-se afirmar que, em razão de não haver uma regra para a elaboração da Justificativa do TCC está se torna uma das partes mais complexas de se orientar, uma vez que cada tutor apresenta um método diferente. Porém, é necessário exaltar o tema e dar a devida importância ao projeto. Porem neste vídeo podemos ver uma formula magica de Como Fazer uma Justificativa de TCC

LEIA TAMBÉM:  DOWNLOAD: Norma ABNT NBR-6023 Para Referências

Uma boa Justificativa de TCC deve responder claramente a quatro simples questões: o que vai ser feito, por que será feito, a quem se destina e qual a base será utilizada para a sustentação e validação das ideias propostas. Estas por sua vez, podem ser aplicas a seguinte fórmula: por que + o que + quem + base.

De um modo geral, uma Justificativa de TCC precisa apresentar quatro partes fundamentais:

  1. O porquê (motivo pelo qual este tema foi escolhido),
  2. O que (qual a função do projeto),
  3. Quem (público alvo da obra)
  4. E base (fonte de informações onde seu trabalho está baseado).

Respondendo a todos estes questionamentos, a escolha do tema será completamente esclarecida.

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

Compartilhar: