Como Fazer um Texto Dissertativo-Argumentativo

Compartilhar:

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo? Como funciona a estrutura desse texto? Existe algum método que possa me auxiliar no desenvolvimento dele?

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Um texto dissertativo-argumentativo segue a estrutura básica da maioria dos textos que temos, introdução -> desenvolvimento -> conclusão. A diferença é que no dissertativo-argumentativo, o desenvolvimento se divide em outras 2 partes que chamamos de embasamento e argumentos.

Fonte: Própria (2018)

A introdução nada mais é do que a parte inicial do seu texto, portanto é onde se realiza uma abordagem inicial, introduzindo pontos que serão abordados no decorrer do desenvolvimento do texto.

O desenvolvimento se dividirá em duas partes, o embasamento, onde você fará citações de outros autores para dar um embasamento científico ao seu texto e os argumentos, onde serão feitas críticas a ideia do texto, apresentando argumentos válidos que sustentem essas críticas.

texto dissertativo-argumentativo – desenvolve uma tese, um conceito. Com forte valor opinativo (argumentativo) o autor deixa clara a sua posição em relação ao assunto, procurando fazer com que seu ouvinte/leitor aceite e acredite em seus argumentos. (BONAMIN, 2006).

Aconselhamos que sempre procure autores com pensamentos diferentes para gerar contrapontos e deixar o seu texto mais completo.

A conclusão é onde você vai concluir o seu texto fazendo uma grande “revisão” de tudo que foi falado no decorrer do desenvolvimento, pense nisso como um prestação de contas, o objetivo foi atingido? Chegou em algum resultado? Coisas desse tipo estarão na conclusão do texto.

Método dissertativo-argumentativo das 3 afirmações no articulador

O Guia da Monografia desenvolveu um método dissertativo argumentativo para facilitar a sua vida, ele consiste no seguinte:

  1. Leia a introdução do seu tema, seja um parágrafo escrito, seja um texto no livro, não importa.
  2. Retire dali 3 afirmações que sejam incontestáveis, você também pode discordar do ponto de vista do autor, não tem problema, pode mostrar pontos fortes e fracos.
  3. Junte as frases em um articulador fornecido pelo MEC, veja a no artigo.

Exemplo do método das 3 afirmações:

Veja abaixo o exemplo de um articulador, mas existem inúmeros.

LEIA TAMBÉM:  Os 3 Erros Mais Comuns no TCC

Como bem nos assegura [AUTOR DO ARTIGO/LIVRO (ANO PUBLICAÇÃO)], pode-se dizer que [Afirmação 1]. Neste contexto, fica claro que [Afirmação 2]. O mais preocupante, contudo, é contestar que [Afirmação 3].

Lembrando sempre que este é um dos diversos articuladores que o MEC fornece, fique a vontade para escolher o que melhor se encaixar em seu texto.

Agora vamos ao exemplo prático. Pegamos o conceito de texto dissertativo na internet no site TodaMateria e vamos trabalhar com ele, veja:

O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.

Acima temos o trecho que utilizaremos para retirar as 3 afirmações.

Agora vamos tirar 3 afirmações curtas que não podem ser refutadas:

  • No texto dissertativo usa-se argumentos e opiniões.
  • Defende um ponto de vista sobre um tema
  • É preciso argumentação lógica e coerente para provar o ponto de vista.

Com as 3 afirmações acima, agora é só substituir colocando-as no articulador escolhido:

Como bem nos assegura Toda Matéria (2018), pode-se dizer que No texto dissertativo usa-se argumentos e opiniões. Neste contexto, fica claro que se defende um ponto de vista sobre um tema. O mais preocupante, contudo, é constatar que é preciso argumentação lógica e coerente para provar o ponto de vista.

Viu como os articuladores facilitam as coisas? Com as 3 afirmações feitas é só substituir no articulador e estará pronto. Muito simples não é mesmo? Caso queira ainda mais simplicidade, clique no botão abaixo e adquira o nosso software Monografis:

                                                                   Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer um PARÁGRAFO de TCC ?

TCC EM BLOCOS

Tenha já acesso aos Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Concluindo

Vimos como que é feito um texto dissertativo-argumentativo, como funciona sua estrutura básica e um método que facilita o seu desenvolvimento. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

BONAMIN, Márcia Costa. Fundamentos Do Texto Em Língua Inglesa I. 1. ed. Curitiba – PR: IESDE BRASIL SA, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=suAYNMFKaugC. Acesso em: 23 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário