Como Fazer um Texto Dissertativo-Argumentativo

Compartilhar:

A composição de um TCC usa diversos tipos de discurso para melhor esclarecer e desenvolver o conteúdo a ser apresentado. Além de todos os detalhes nas citações diretas e indiretas que ensinamos aqui, é importante também desenvolver esses discursos de forma correta. Nesse novo vídeo mostraremos como fazer um Texto Dissertativo-Argumentativo no TCC.

A forma predominante de escrever um TCC é dissertativo-argumentativo. Esse discurso tem como objetivo apresentar as informações de forma coesa e eficiente, sem opiniões e coloquialismos desnecessários.

 

O texto dissertativo-argumentativo segue a mesma base de escrita que é introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém a diferença está no desenvolvimento que é subdivido em embasamento e argumentos.

Fonte: Própria (2018)

O que é o texto dissertativo e como você vai usá-lo?

Podemos perceber acima que a introdução desse tipo de texto é uma abordagem introdutória do tema do capítulo, parágrafo que você escreve. No desenvolvimento é onde a mágica acontece, pois terá que preencher com embasamentos (citações) e argumentos (críticas).

No geral você está escrevendo um texto dissertativo-argumentativo quando escreve conceitos, informações em direção a um tema em específico. Depois no mesmo texto mostra pontos de questionamentos sobre isso e lança criticas de forma dissertativa, que nada mais é mostrar todas os lados da moeda.

Esses três elementos fazem com que um texto dissertativo não seja tão simples de produzir, já que você precisa ter domínio total do assunto sobre o qual está escrevendo. Escrever apenas para “encher linguiça” não vai funcionar aqui.

Método dissertativo-argumentativo das 3 afirmações no articulador

Se você deseja impressionar a banca com um texto dissertativo argumentativo, acompanhe o método abaixo. Ele foi desenvolvido pelo Professor Douglas Tybel do Guia da monografia, para que você não se perca na redação do seu TCC:

  1. Leia a introdução do seu tema, seja um parágrafo escrito, seja um texto no livro, não importa.
  2. Retire dali 3 afirmações que sejam incontestáveis, você também pode discordar do ponto de vista do autor, não tem problema, mostrar pontos fontes e fracos.
  3. Junte as frases em um articulador fornecido pelo MEC, veja a lista aqui

Exemplo do método das 3 afirmações:

Veja abaixo o exemplo de um articulador, mas existem inúmeros.

LEIA TAMBÉM:  Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

Como bem nos assegura [AUTOR DO ARTIGO/LIVRO (ANO PUBLICAÇÃO)], pode-se dizer que [Afirmação 1]. Neste contexto, fica claro que [Afirmação 2]. O mais preocupante, contudo, é contestar que [Afirmação 3].

Colocando em prática, vamos pegar um texto…

Pegamos o conceito de texto dissertativo na internet no site TodaMateria e vamos trabalhar, veja:

Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.

Agora vamos tirar 3 afirmações curtas que não podem ser refutadas:

  • No texto dissertativo usa-se argumentos e opiniões.
  • Defende um ponto de vista sobre um tema
  • É preciso argumentação lógica e coerente para provar o ponto de vista.

Com as 3 afirmações acima, vamos trocar nas lacunas, ficando assim:

Como bem nos assegura Toda Matéria (2018), pode-se dizer que No texto dissertativo usa-se argumentos e opiniões. Neste contexto, fica claro que se defende um ponto de vista sobre um tema. O mais preocupante, contudo, é contestar que é preciso argumentação lógica e coerente para provar o ponto de vista.

Gostou? No vídeo acima mostra um excelente exemplo na pratica de como esse método é usado e como ele facilita a construção de um TCC coerente e que com certeza vai melhorar a sua nota e facilitar a sua apresentação.

Compartilhar: