Como fazer o Desenvolvimento do TCC. Você entendeu ERRADO ?

Compartilhar:

Muitos alunos possuem uma noção errada sobre a desenvolvimento de uma monografia, achando que é só mais um capitulo.

Esse pensamento errado é fruto de falta de orientação que muitos alunos possuem. Mas hoje você irá aprender de forma correta o que é o desenvolvimento.

QUER PARTICIPAR DA SEMANA DO TCC?

QUERO ME INSCREVER NA SEMANA DO TCC

Conseguiu fazer a sua inscrição? Então vamos a mais um artigo

O que é o desenvolvimento do TCC?

Você precisa ter em mente antes de iniciar a sua monografia que o desenvolvimento não é um capítulo e sim uma junção do embasamento teórico do trabalho, metodologia e resultados.

A palavra “desenvolvimento” não deve aparecer como título dessa página, mas sim, escolher um título que servirá para apresentar a fundamentação teórica. (GIORDANI, 2009, p. 68)

Nos manuais das faculdades sempre aparece a estrutura de um TCC da seguinte maneira:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Isso e a falta de orientação faz que muitos estudantes imagem que o desenvolvimento é um capítulo. Mas na verdade ele é divido em três parte que explicaremos mais a seguir.

As três partes do desenvolvimento do TCC

Como falamos o desenvolvimento de uma monografia é dividido em três partes que geram o resultado final do seu trabalho.

1.      Referencial teórico

O referencial teórico é a teoria, conceitos e história sobre  tudo o que você vai falar em sua monografia.

Entretanto, ele deve ser alinhado com os dias atuais, assim coloque o tema do seu TCC comparando com a atualidade. Lembre-se, no referencial teórico pode ter 1 ou vários capítulos, não só 1 apenas.

LEIA TAMBÉM:  Será que seu TCC é TENDENCIOSO?

2.      Metodologia da Pesquisa

A metodologia do seu desenvolvimento você falará como a sua pesquisa será realizada. Você vai mostrar quais ferramentas serão utilizadas.

Assim também, você deve mostrar quais os métodos científicos que serão aplicados para a pesquisa ser concretizada.

E também descrever todos esses passos, além de como será o andamento da mesma para se colher dados. Aqui sim, será apenas um capítulo.

3.      Pesquisa do TCC ou Resultados do TCC

A parte da pesquisa ainda está dentro do desenvolvimento do seu TCC, então não se confunde achando que esta já é uma conclusão.

Esta parte já é onde você irá mostrar os resultados do seu trabalho, mostrar o geral e os objetivos alcançados com o mesmo.

Você deverá mostrar a sua pergunta problema, estudada e todo esmiuçada e como esta foi usada para desenvolver o TCC.

De certa forma, você deve mostrar todos os resultados possíveis nesta parte do desenvolvimento. Aqui também pode ter 1 ou vários capítulos, não só 1 apenas. Normalmente um ou dois são suficientes.

Concluindo

Podemos concluir então que o desenvolvimento do seu TCC não é um capítulo por si só. Mas sim três partes que você deve desenvolver de forma correta para montá-lo.

No manual da sua faculdade você também encontra mais informações de como construir o seu desenvolvimento de forma correta.

E caso ainda restar dúvidas você pode sempre consultar o seu professor orientador. O importante é que você não escreva o seu TCC com dúvidas com relação a estrutura do mesmo.

Referências

GIORDANI, R. J. Google Books. books.google.com.br, 2009. Disponivel em: <https://books.google.com.br/books?id=zYZKBQAAQBAJ>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário