Como fazer citação com mais de duas páginas consecutivas ABNT.

Compartilhar:

Aprenda Como Fazer Citação com mais de duas páginas consecutivas

Para quem está escrevendo um TCC, talvez se deparem com algumas questões que podem não ser tão fáceis de solucionar. Nem sempre encontrará tudo que precisa na norma ABNT. Veja um exemplo disso. Como fazer citação duas páginas consecutivas na norma ABNT?

 

O que poderá encontrar na norma ABNT 

Tudo que se espera de em termos de formatação do texto padronizado pode se encontrado na norma ABNT. Isso incluirá espaços de margens, tópicos, capítulos, sumários, e muito mais. Além disso, poderá fazer citações em seu trabalho, seguindo de perto o básico do que se especifica na norma. 

A norma brasileira que trata de citações é a NBR 10520, de agosto de 2002. Essa norma “especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos”. (RANGEL, 2019)

Entretanto, nem todos detalhes concernente a uma citação será possível ser abrangido na norma. Assim como os demais detalhes de estrutura e estilos próprios do escritor e do que se espera em uma monografia. É bom lembrar que nesses casos, além de consultar um bom livro de redações poderá te colocar na direção certa.

Contudo, existe ainda um outro meio onde você pode encontrar sugestões práticas para escrever seu TCC dentro da norma. Incluindo situações que não estão explícitas na norma, como por exemplo, fazer citações de duas ou mais páginas.

Como fazer citações de duas ou mais páginas?

Como vimos, não dá para encontrar todas as minúcias que compreende a escrita de um TCC nas normas da ABNT. Mas é possível encontrar alguns exemplos dentro da norma. Ou então verificar com seu orientador se a instituição possui alguma regra ou convenção nesse sentido.

Então utilizando o programa de edição de texto Word da Microsoft, vamos ver alguns exemplos. 

  • Antes de mais nada, inclua o número da página por editar a citação utilizando o recurso “Inserir Citação” em “Referências”;
  • Quando o texto está em duas páginas consecutivas, edite a citação e insira as páginas separadas por um hífen. Exemplo: (TYBEL, 2018, p. 12-13);
  • Quando o texto está em páginas não consecutivas, edite a citação e insira as páginas separadas por um “e”. Exemplo: (TYBEL, 2018, p. 12 e 35);
  • Quando a ideia citada está em várias páginas, edite a citação e insira a página acrescido do termo “e seg”. (TYBEL, 2018, p. 15 e seg).

Dessa forma, embora não esteja convencionado, podemos seguir os exemplos contidos dentro da norma ABNT. Com esses exemplos não terá problemas em apresentar seu TCC com a formatação padrão desejada. 

Concluindo

Como vimos, não é possível encontrar uma regra específica para cada detalhe de escrita de um TCC. Mas por ser observador, certamente encontrará exemplos que te darão uma direção a quando for escrever sua monografia.

LEIA TAMBÉM:  Descubra O Segredo Para Encontrar Conteúdo E Citar Nas Normas ABNT

Além disso, com os recursos disponíveis no Monografis, verá que não é tão complicado seguir o que dita a norma. Até porque, esse software foi desenvolvido com todos parâmetros dentro do que diz a ABNT. Isso justamente para facilitar sua vida! Espero que tenha gostado das dicas de como fazer citação duas páginas consecutivas na norma ABNT.

 

Referências

RANGEL, A. L. Como formatar seu TCC. 1ª. ed. São Paulo: Novatec, v. I, 2019. 176 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário