Como Escrever um Capítulo TCC Perfeito

Compartilhar:

Um problema muito comum na hora da escrita do trabalho de conclusão de curso é a escrita dissertativa. Nesse artigo vou te mostrar como escrever um capítulo TCC.

“Eu sei tudo sobre o meu tema, mas na hora de escrever. . . não me ocorre nada! “ Assim disse uma aluna que precisava desesperadamente de uma dica para começar seu TCC.

Se você está tendo o mesmo problema, não se desespere, existe uma técnica muito simples para se conseguir escrever o conteúdo de sua monografia.

Como é formada a estrutura da escrita de um TCC

Por incrível que pareça, a técnica usada para se escrever uma tese, artigo científico ou mesmo uma monografia é a mesma empregada na escrita de uma redação do ENEM.

A estrutura básica consiste em um Texto Dissertativo e Argumentativo.

Como resultado, espera-se que no texto o aluno consiga expor suas ideias de maneira lógica, porém seguindo de perto uma estrutura padronizada.

Esta envolve, após uma introdução apropriada, basicamente dar sustentação aos argumentos com base em citações de um autor.

A estrutura física de um trabalho acadêmico compreende o formato como ele é apresentado, ou seja, como deve ser formatado e digitado. (DIONYSIO, 2013)

Se tirar um tempinho para estudar um bom livro de redação, poderá entender de maneira simples essa estrutura de escrita

E poderá usa-la para escrever um capítulo TCC perfeito. Mas não se preocupe, podemos fazer um pequeno exercício que poderá te auxiliar a criar seus primeiros cinco parágrafos.

Como Escrever um Capítulo TCC Perfeito

Perceba nesse exercício justamente a estrutura de escrita que poderá ser usada na composição de seu TCC. Esse estilo está totalmente embasado nas Normas da ABNT, e fazem parte da mesma técnica utilizada no desenvolvimento de uma prova de redação para o ENEM.

LEIA TAMBÉM:  Como Funciona TCC em Blocos? Método de Escrita

Vejamos então como podemos fazer esses cinco parágrafos utilizando a regra TSAC.

  • Tópico Frasal – Comece seu primeiro parágrafo com uma introdução para o seu tema;
  • Sustentação – No segundo parágrafo, você se preocupará em sustentar com base em citações diretas e indiretas o que você introduziu no seu tema;
  • Argumentação – Já no terceiro e quarto parágrafo, deverá apresentar os contrapontos do que foi apresentado nas citações, trazendo a atenção para os pontos positivos ou negativos. Ou mesmo apresentar também uma citação indireta como base dos argumentos;
  • Conclusão – E por último, no quinto parágrafo, concluir todos argumentos apresentados.

É bom lembrar que nem todos orientadores permitem acrescentar mais de um parágrafo sem pelo menos possuir o embasamento de algum autor como citação.

Neste caso, é sempre bom complementar seus argumentos com base em alguma citação.

Concluindo

Seguindo esse passo a passo desse pequeno exercício, você vai perceber que não é difícil escrever o  TCC.

Além disso, poderá contar com mais essa funcionalidade do Monografis que além de ajustar todo seu texto de acordo com as normas da ABNT, conduzirá sua escrita dentro dessa estrutura.

Referências

DIONYSIO, R. C. C. Desvendando os Segredos do TCC. Taquaritinga: Clube de Autores, 2013. 95 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário