Como DIVIDIR os Capítulos de um TCC

Compartilhar:

Por mais simples que pareça, podemos as vezes não ter ideia de como dividir os capítulos de nosso TCC. Mesmo que já tenhamos o conceito teórico, talvez essa seja uma tarefa nada fácil.

Destrinchar o tema geral em vários assuntos que se complementem harmoniosamente pode ser desafiador.

É óbvio que pretendemos escrever todos os capítulos de nossa monografia de tal forma que estejam em perfeita consonância. Então o que fazer?

CONHEÇA O SIMULADOR DE SUMÁRIO

Divida os Capítulos com Base no seu Objetivo Específico

Existe dentro do Monografis um recurso que pode te auxiliar a montar sua estrutura. Trata-se de um simulador onde você pode ter uma ideia geral de seu conteúdo. Contudo, vale ressaltar que, a partir de seus objetivos específicos ficará mais fácil encontrar ideias para construir seus capítulos. Dessa forma, estes lhe servirão de base para você trilhar o caminho na montagem de seu TCC.

De início, seria interessante montar uma estrutura com base no que você pretende entregar. É como se fosse um “esqueleto”, onde os “ossos” principais sejam os capítulos que aos poucos você vai enchendo de “carne”.

A divisão da monografia em capítulos, seções etc. tem por objetivo facilitar a identificação de partes do texto integral, quer para despertar a atenção do leitor para a ideia central do trabalho, quer para facilitar a sua localização. (OLIVEIRA, 2014, p. 111)

Sem dúvida, queremos que nosso leitor construa as ideias na mente a medida que acompanha o desenrolar de cada capítulo. Proporcionar o desejo de saber o que vem depois, instigar sua curiosidade para que simplesmente não consiga parar de ler.

LEIA TAMBÉM:  Como Escrever um Capítulo TCC Perfeito

Exemplos de fontes para extrair os capítulos

Imagine que o tema principal de seu TCC seja “qualidade da água”. Daí você talvez queira desenvolver sua dissertação sobre como a qualidade da água influencia na saúde das pessoas. Certamente na sua pesquisa você encontrará vários assuntos que poderão servir de base para seus capítulos. Veja três exemplos que podem ajudá-lo:

  1. Como o pH da água influencia na saúde através da alcalinização do sangue?
  2. Quais são os níveis aceitáveis de pH da água para saúde?
  3. O que é dureza da água?

Sendo assim, tais capítulos auxiliarão você a dar maior sustentação em seu embasamento teórico ou no referencial teórico de seu TCC, facilitando a compreensão do conteúdo de sua pesquisa.

Mas qual a diferença entre embasamento teórico e referencial teórico?

O embasamento teórico é voltado mais para seu projeto enquanto o referencial teórico é aplicado para o TCC. O embasamento teórico trás de forma sintetizada as fontes principais em que se baseiam seu projeto.

Já o referencial teórico é um estudo mais aprofundado desses embasamentos referenciando todo seu resultado. Abrange a teoria, o conceito e a história que serão apresentados em sua pesquisa.

Se mesmo assim você tiver dúvida sobre como dividir seus capítulos, tente pontuar os resultados de sua pesquisa. Isso o ajudará a subdividir os assuntos, e lhe dará uma boa ideia de como conceituar e referenciar seu estudo.

Concluindo

Se seguirmos à risca essas dicas, certamente conseguiremos não só dividir, mas também organizar os capítulos de forma instigante. Nosso leitor ficará tentado a ler todo material até o fim, talvez no mesmo dia!

Aproveite os recursos disponíveis no monografis e fique à vontade para tirar suas dúvidas com a equipe. E não esqueça, você não está sozinho nessa empreitada!

LEIA TAMBÉM:  Discurso de formatura tempo e roteiro

Referencias

OLIVEIRA, D. J. D. S. D. Formação de Escritor. 1ª. ed. Janaúba: Clube de Autores (managed), v. I, 2014. 244 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário