Como Citar e Referenciar anais de Congresso ou Evento em meio Eletrônico

Compartilhar:

Esses dias, estava escrevendo minha pesquisa e lembrei de um congresso que tratava justamente de um dos assuntos de meu TCC. Para minha surpresa, navegando pela internet encontrei um link com o conteúdo de todo evento. Será que posso citar e referenciar anais de congresso ou eventos em meio eletrônico?

 

O que diz a norma ABNT

Obviamente, antes de começar a redigir seu trabalho, deverá entender as regras básicas do que diz a norma ABNT. Logo, por seguir os padrões de formatação e composição de escrita de um trabalho científico, já terá “meio caminho andado”. Em adição, é bom lembrar que isso não é opcional, trata-se de um requisito básico que será exigido pela banca. 

O uso de citações (direta curta, direta longa, indireta, citação da citação) deve respeitar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que significa dizer que os trechos textuais retirados de teorias consultadas não podem ser mencionados aleatoriamente, mas é necessário que sejam referidos segundo normas preestabelecidas e com menção obrigatória da autoria, identificação da obra, referência a data e outras informações pertinentes. (SAKAMOTO e SILVEIRA, 2019)

A norma que especifica como citar e referenciar anais de congressos e eventos em meio eletrônico é NBR 6023:2018 – 7.8.3. Nesse item da norma descreve como referenciar evento como um todo. Entre outras coisas, isso significa que se exige especificar a fonte bibliográfica com o título do evento, o ano e o endereço eletrônico. Portanto, deve-se incluir a numeração do congresso, cidade, Instituição, além de atentar para a formatação do texto, bem como espaçamentos.

Talvez você ache que lembrar de tudo isso pode ser um desafio e tanto! Entretanto, poderá se valer de um recurso muito interessante disponível no editor de texto Word da Microsoft.

Citação de anais de congresso e eventos no Word

Certamente, as tecnologias atuais chegaram para facilitar nossa vida em todos os sentidos. Por tanto é logico, precisamos saber como usá-las em nosso favor. Então veja um passo a passo de como poderá citar anais de congresso e evento no Word.

  1. Acesse “Gerenciar Fontes Bibliográficas” na aba “Referências”;
  2. Logo após, clique no botão “Nova” e selecione “Site” no campo “Tipo de Fonte Bibliográfica”;
  3. Quando for “Evento como um todo”, deixe o campo “Autor” em branco;
  4. Em seguida escreva o título do congresso, número, cidade e instituição onde foi realizado no campo “Nome da Página da Web”. Exemplo: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4, Recife, UFPE;
  5. No campo “Nome do Site”, escreva “Anais Eletrônicos” e demais campos como “Ano”, “Ano de Acesso”, “Mês” e “Dia”;
  6. Por fim, preencha o campo “URL” com o endereço eletrônico do site, clique “OK” e “FECHAR”.

Uma vez realizados os passos acima,  vem a parte mais fácil que é citar o evento em seu TCC. Para isso, basta clicar em “Inserir Citação” na aba “Referências” do Word. Portanto, caso deseje retirar alguma informação que ache desnecessário, terá que editar a citação por meio da aba do desenvolvedor. 

Pronto! Só falta criar a referência. Para tanto, é só clicar em “Bibliografia” na aba “Referências”.

Concluindo

Percebeu como algo que parecia tão complicado se tornou simples! Por conta de fazer uso dos recursos disponíveis de seu editor de texto Word, conseguirá citar e referenciar anais de congresso ou evento que participou. Sem contar que uma citação dessas é de grande peso para sua monografia.

Com o bom suporte técnico do Guia da Monografia, em outras palavras, não terá dificuldade alguma em escrever seu TCC dentro da norma. Além de poder apresentar um trabalho de altíssima qualidade!

Referências

SAKAMOTO, C. K.; SILVEIRA, I. O. Como fazer projetos de iniciação científica. 1ª. ed. São Paulo: Editora Paulus, v. I, 2019. 112 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário