Como Citar Imagens E Gráficos no TCC 🖼️

Compartilhar:

No primeiro momento parece super complicado, mas o processo de como citar imagens e gráficos no TCC é bem simples, rápido e fácil.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Assim como é importante fazer corretamente a citação de livros, seguindo as regras da norma ABNT.

No seu trabalho de conclusão de curso, também é super necessário entender as normas em  relação as imagens e gráficos. Por essa razão, o assunto de hoje será dedicado aos estudantes que estão preocupados em aprender a maneira correta de como citar imagens e gráficos no TCC.

Na prática: Como citar imagens e gráficos no TCC

É bem simples, após escolher a imagem que fará parte do seu trabalho, selecioná-la e inseri-la na sua página do Word, você precisará reposicioná-la na página, deve estar se perguntando: como assim?

É necessário que a sua imagem caiba três vezes na mesma página, caso isso não esteja ocorrendo a sua formatação está incorreta, no vídeo acima mostro esse processo de forma mais detalhada. Depois disso é só inserir uma legenda, clique na imagem com o botão direito, procure pela “Guia Referências” e “Inserir Legenda“.

Após conseguir “Inserir Legenda“, vá até “Rótulo” e verifique se a opção “Figura” é a selecionada, caso sim, é só voltar no espaço da Legenda e escrever sobre o que se refere a sua imagem. Fácil, né? Quando essa parte acabar, selecione tudo e em “Estilo” clique na opção “Figura“.

Finalizando

Para finalizar esse processo de formatação, e começar o de citação é só escrever a sua Fonte, se a imagem for sua escreva “Fonte: Própria (ano)“.

Caso esteja utilizando uma imagem que não é sua, será preciso realizar uma citação direta. O processo também é bem simples: “Referências” – “Inserir Citações“. Vale lembrar que: se for usar a imagem exatamente como ela é, você está fazendo uma citação direta, mas se editar essa imagem ela se torna uma citação indireta.

Mais singularmente e segundo a NBR 14724 (P.11):

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Então, seguindo as normas atualizadas, é SEMPRE preciso deixar claro que esse item do trabalho é uma imagem, desenho, gráfico ou demais opções.

Na prática: Referências Bibliográficas

Agora que você já sabe como citar imagens e gráficos no TCC, que já sabe que necessário uma legenda nas suas imagens e como elas devem ser feitas, chegou a hora do passo mais complicado que é a citação nas referências bibliográficas:

Assim como você referencia todo os outros materiais utilizados quando se trata de imagens e gráficos também é preciso colocar nome e sobrenome do autor, obra, página da obra, horário que foi visto caso seja uma informação oriunda da internet e outras informações.

Entretanto, no caso das referências de imagens e gráficos, também é preciso deixar claro mais informações sobre a sua imagem com o “il.” – Preto e Branco, e “il. color.” – Coloridos.

Um passo a passo que faço no vídeo e indico é utilizar o “il.color” quando ele foi modificado, e o “il.” quando a imagem está crua, vinda diretamente de outro local, essa é uma ótima forma de não errar na sua referência bibliográfica.

Compartilhar: