Como a Banca de TCC Avalia Você
A avaliação da banca de TCC é um grande medo de muitos alunos que estão em um curso acadêmico. Afinal, a avaliação da banca definirá se você realmente terá concluído seu curso com o seu trabalho, ou precisará refazer o seu TCC e reapresentar no próximo período. Hoje iremos mostrar como a banca de TCC avalia você.
Entender como a banca de TCC avalia pode auxiliar bastante na construção do seu trabalho, slides e sua apresentação. Por isso, no vídeo de hoje, mostro com detalhes tudo que você precisa saber sobre como será avaliado seu TCC.
Como a banca de TCC avalia você?
A banca de TCC irá avaliar sua performance, sua apresentação, mas principalmente, tudo que está escrito em seu TCC, com exceção das partes opcionais. Então, você deverá sempre se atentar a cada palavra e frase que for montar, com exceção de agradecimento e afins.
Uma das principais coisas que pode acabar com seu trabalho de conclusão de curso logo no começo de sua apresentação é ter uma justificativa de TCC muito fraca. A justificativa de um TCC envolve basicamente a relevância para o pesquisador, pesquisado e sociedade (que inclui a comunidade cientifica) o motivo de sua elaboração. (MERTENS, 2007)
Você verá que a justificativa não só é um dos pontos mais importantes do trabalho, como também uma das principais coisas que a banca de TCC avalia rigorosamente. Entender como a banca de TCC avalia esse aspecto é muito importante para desenvolver seu trabalho.
A avaliação do seu TCC começa na introdução, onde deverá existir uma clara justificativa para que você não tenha que alterar ou refazer seu trabalho. Não tenha medo, vou te auxiliar nas partes mais importantes que a banca de TCC analisa.
Principais pontos que a banca de TCC irá avaliar
Montar um trabalho de conclusão de curso não é uma tarefa fácil. Porém, se torna um trabalho muito mais tranquilo quando temos o método avaliativo claro em mente. Por isso, entender quais pontos do TCC mais reprovam, pode ajudar a redobrar sua atenção.
A sua atenção deve ser muito maior nos pontos onde o TCC possui maior risco de reprovação. Já falamos sobre a justificativa agora iremos para os demais pontos.
Como, por exemplo, o problema de pesquisa que você irá desenvolver. Além disso, você deverá prestar muita atenção em cada citação, jamais esquecendo de por referências.
Citações devem sempre ser referenciadas para que você garanta não ser pego por plágio. Algo que é fatal e reprovação automática no TCC.
Os professores têm ferramentas que facilmente detectam plágios no TCC, então fique totalmente atento a essa parte.
Para analisar se seu trabalho contem plagio, recomendamos que você use a ferramenta de detecção chamada Plagium Clique aqui e vá para a Ferramenta.
Assim você poderá analisar e revisar o seu trabalho de maneira mais eficiente. Se você ainda não sabe como revisar o seu trabalho, veja o artigo explicativo que deixarei abaixo.
Recapitulando
O trabalho de conclusão de curso é uma grande preocupação de muita gente, capaz de facilmente reprovar pessoas desatentas em trechos importantes. Por isso, fique extremamente atento em todo o conteúdo que produzirá.
Analise esses pontos, para que a banca seja ao seu favor:
- Tenha uma boa introdução, apontando uma boa justificativa do porque seu trabalho foi feito.
- Faça um bom problema de pesquisa, se seu trabalho foi feito sem um problema real, a banca pode te tirar pontos
- Faça citações e fique atento para não cometer plagio, use ferramentas para analisar se a sua escrita é própria.
Analisando esses pontos, seu trabalho de conclusão de curso será avaliado positivamente pela banca. É importante ter essa noção, para que você não tenha problemas durante seu desenvolvimento, ou dor de cabeça com a produção.
Bibliografia
MERTENS, S. K. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, 2007.