Veja como apresentar o seu TCC online!

Compartilhar:

Hoje o professor Danilo Mota veio nos ajudar mais uma vez com seu conhecimento, nesse artigo será abordado dicas de como fazer uma boa apresentação de TCC online e como se portar diante da banca em um vídeo chamada.

Faça ensaios

A primeira dica é o bom e velho ensaio. Nada nessa vida sai bem se você não treinar, praticar ou ensaiar antes. Portanto, abra uma vídeo chamada com seu grupo e ensaie, teste a ferramenta que utilizará para não correr risco de ficar perdido durante a apresentação.

Como aprendi com Billye durante os meus anos de debate, ensaiar envolve consideração cuidadosa do ambiente de apresentação e da audiência. Eleva sua preparação do nível mecânico ao reflexivo. (SANDERS, 2014)

Algumas ferramentas como o Skype, por exemplo, possuem um pequeno delay de 4 ou 5 segundos para a sua voz chegar na outra pessoa, portanto, é sempre bom testar a ferramenta para se acostumar com esses empecilhos.

Abaixo algumas ferramentas de vídeo conferência que podem ser utilizadas:

Skype
Skype
Microsoft Teams
Microsoft Teams
Discord
Discord

Confira seus equipamentos

Confira sempre o funcionamento dos seus equipamentos antes das apresentações. Bateria do celular e do notebook, teste se o fone de ouvido está funcionando normalmente, faça todos os testes possíveis com os equipamentos que serão utilizados.

Já pensou se no meio da sua apresentação o seu celular ou o seu notebook descarregam? O tempo que seria levado para você ir pegar o carregador e conecta-lo? Pois então, isso com certeza prejudicaria sua nota.

Para que isso não aconteça, sempre se previna antes, testando tudo da melhor forma. Faça também backups dos arquivos para caso aconteça de perder algum deles e teste se todos estão abrindo e funcionando perfeitamente.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer a CONTEXTUALIZAÇÃO do TEMA no TCC

Abaixo algumas ferramentas que podem ser utilizadas para backup em nuvem:

Google Drive
Google Drive
iCloud
iCloud

Cuide do cenário

Tente ir para um local que tenha um cenário agradável no fundo, de preferencia um local silencioso e com uma boa luz. Lembre-se que o foco da banca é e sempre será você.

Portanto, evite qualquer coisa que possa distraí-los como uma baixa luz e barulhos externos.

Faça um acordo com sua família ou com quem mora com você para manter o máximo de silêncio possível durante a sua apresentação.

Cuide de sua aparência

Procure sempre estar bem vestido, não precisa usar um terno, mas também não se deve apresentar de pijama só porque está em casa não é mesmo? Procure usar uma roupa formal, de acordo com o seu curso, caso o curso seja mais tranquilo em relação a isso, use uma camiseta comum, porém tente sempre ficar com uma boa aparência.

Evite distrações

Vá para um ambiente que te proporcione o mínimo de distrações possíveis. Como dito acima, peça para a sua família fazer o mínimo de barulho dentro do possível e evite coisas que podem te distrair como televisões, celulares e outros aparelhos.

Preste atenção na câmera e no posicionamento

Sempre que for fazer alguma apresentação, preste atenção no enquadramento da câmera e no seu posicionamento em relação a ela. Muitas pessoas ao se gravarem com o celular, olham para a tela e não para a câmera.

Não cometa esse erro, foque sempre na câmera do seu celular ou notebook para manter uma maior qualidade na chamada.

Concluindo

Hoje você viu quais são as dicas para se tomar ao fazer uma apresentação online de TCC. Sabendo disso, agora eu tenho certeza de que a sua apresentação vai ser ótima. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  O Monografis Funciona seja qual for aluno e curso?

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Referências

SANDERS, Tim. Hoje Nós Somos Ricos. 1. ed. São Paulo – SP: CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 29 jul. 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=RnGZBAAAQBAJ. Acesso em: 8 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário