Em quais situações meu TCC não precisa passar pelo comitê de ética?

Compartilhar:

Você sabe em quais situações seu TCC não precisa passar pelo comitê de ética? Se você não sabe, esse post vai te ajudar!

Essa é uma dúvida muito recorrente entre os alunos, sobretudo daqueles que pretendem utilizar seres humanos ou animais na sua pesquisa. Certamente essa é uma dúvida muito pertinente, uma vez que, sem a aprovação do comitê de ética, pode ser que o projeto nem mesmo aconteça. Por isso é muito importante saber em quais situações a aprovação não é necessária.

Pesquisas de opinião pública.

Em casos de pesquisas de opinião pública, por exemplo, você não precisa passar pelo comitê de ética. Isso pode ocorrer nos casos de formulários do Google, já que as pesquisas são enviadas para muitas pessoas, buscando sua opinião sobre determinado assunto ou tema.

Em casos de formulários que identifiquem a pessoa, você deve avisá-la que os dados serão divulgados. Ou seja, ela precisa estar ciente e autorizar a disponibilização dos dados na pesquisa que será realizada.

Pesquisas que utilizam informações publicas.

Se as informações são públicas, não há necessidade da aprovação da comissão de ética. Os dados podem ser usados tranquilamente e isso não vai afetar a aprovação final do projeto.

Pesquisas censitárias.

Sabe as pesquisas que são feitas por censo, como as do IBGE? Da mesma forma das pesquisas de informações públicas, elas não necessitam da aprovação de ética do TCC para serem incluídas no seu projeto.

LEIA TAMBÉM:  Como Citar Livros Traduzidos

Pesquisas em banco de dados que não identificam as pessoas.

Quando as informações estão agregadas e as pessoas não são identificadas, use-as no projeto sem precisar da aprovação do conselho de ética. Por exemplo, se você estiver usando um banco de dados de um hospital, mas os dados estão agrupados e os pacientes não são identificados, é possível que eles sejam usados sem a necessidade de passar pelo comitê de ética.

Pesquisas realizadas para fins de revisão de literatura.

Esse tipo de conteúdo também não precisa ser aprovado pelo comitê de ética, desde que seu uso seja exclusivo para fins de revisão de literatura.

E se você ainda não conhece nossa plataforma que te ajuda a fazer um TCC do zero, clique aqui e saiba mais sobre o Monografis.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange