Ícone do site Guia da Monografia – Como fazer um TCC à Prova de Plagio

Comitê de Ética na Metodologia do TCC

COMITÊ-ÉTICA-METODOLOGIA-TCC-BLOG
Compartilhar:

Como falar sobre o comitê de ética na metodologia do seu TCC? Essa é uma dúvida muito comum, ainda mais quando isso é requisitado pelo orientador.

Pensando na melhor forma de adicionar o comitê de ética na metodologia, o Monografis, traz um passo a passo que vai ajudar você a adicionar o comitê de ética no seu trabalho de maneira correta.

Comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos

Caso você faça uma pesquisa envolvendo seres humanos, só existem 5 situações que você não precisa usar o TCLE(Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Principalmente comitê de ética em pesquisa UFES são bem rígidas nesse ponto.

5 situações que você pode pular essa etapa:

Com exceção dessas situações acima, caso sua pesquisa faça interação com humano será necessário ler a resolução 466 e avisá-los dos riscos de participação. Os riscos devem ser avisados, colha as assinaturas e guarde por 5 anos.

Exemplo: Você vai fazer um questionário sobre opinião do setor de operações em relação à gerência. Existe a possibilidade remota de após a pesquisa ser publicada alguma opinião ser identificada e o operador perder o emprego? Mesmo que seja um risco baixo, deixe avisado no termo.

Caso seu TCC tenha interações com Humanos, será necessário ler os direitos dele, conforme a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

Você pode usar o modelo de consentimento fornecido pelo Comitê de Ética (TCLE PDF) ou pode também adaptá-lo de acordo com sua necessidade.

Veja o nosso modelo TCLE online >> TERMOS

O termo mencionado aqui está nos materiais extras do drive do Guia na pasta termos.

Lembre-se: Adicione um trecho na sua metodologia informando sobre o TCLE, conforme exemplo abaixo:

Antes de iniciar as pesquisas com os professores, houve um contato com a equipe pedagógica das escolas e com os próprios professores, onde foram informados sobre os objetivos da pesquisa. Cada professor assinou o termo de consentimento (apêndice 1)

Em segundo lugar, já dentro das configurações do capítulo, o Monografis vai orientar passo a passo sobre como dissertar. Lá será possível ver as explicações do bloco de comitê de ética e como adicionar o conteúdo corretamente. Caso queira saber quando não é preciso adicionar o comitê, clique aqui e leia nosso artigo.

Além disso, você ainda conta com exemplos que vão te auxiliar na hora de fazer seu conteúdo, ou seja, exemplos, na prática do que é preciso escrever.

Usando o Monografis para adicionar o comitê de ética no TCC

Com o Monografis é possível adicionar um parágrafo explicativo para o comitê de ética na sua metodologia. Para que isso aconteça, em primeiro lugar, é preciso criar um capítulo de metodologia e depois selecionar a opção de modelo básico de 2 folhas.

Se for necessário, o aluno pode ver a explicação desse módulo, que consta o parágrafo para dissertar sobre o comitê de ética na metodologia do TCC, além de mostrar o que mais esse capitulo vai abordar.

Depois do capítulo criado, o aluno precisa analisar no manual da faculdade, para saber onde a metodologia se enquadra, seja abaixo da introdução ou depois do referencial e se for esse o caso, basta arrastar o capítulo para o lugar correto.

Por isso, conheça o Monografis e saiba como adicionar o Comitê de Ética na Metodologia do TCC de maneira correta!

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile