Todos os dados coletados serão usados nos resultados do TCC?

Compartilhar:

Você já se perguntou se todos os dados que são coletados durante o desenvolvimento terão de ser obrigatoriamente utilizados nos resultados do TCC? No artigo de hoje iremos conversar e destrinchar um pouco esse assunto.

Todos os dados coletados são resultados?

A resposta para essa pergunta é não. Você pode coletar dados para caracterizar o sujeito do estudo ou mesmo uma variável independente, por exemplo.

Você irá utilizar somente os dados que são necessários para sustentar os resultados e a conclusão de sua pesquisa.

Um conceito muito importante que deve ser utilizado no desenvolvimento do TCC é o conceito de abstração de dados, muitas pessoas acham que quanto mais dados elas colocarem nos resultados, melhor será para elas. Porém, coloque somente o necessário.

De acordo com Miles e Huberman (1994, p. 10 apud Lind, 2012, p.178), a redução dos dados refere-se a um processo de seleção, atenção, simplificação, abstração e transformação de dados provindos de anotações de campo ou transcrições.

Uma quantidade muito grande e desnecessária de dados pode acabar se tornando confuso para os examinadores e sendo prejudicial para o seu trabalho.

Trata-se, no fundo, de uma condensação de um vasto leque de informação de dados brutos, que permite uma análise e interpretação posteriores. Na análise de conteúdo, a redução dos dados pode realizar-se através da codificação, que corresponde a uma “transformação – efetuada segundo regras precisas – dos dados brutos do texto, transformação esta que, por recorte, agregação e enumeração, permite atingir uma representação do conteúdo, ou da sua expressão, susceptível de esclarecer o analista acerca das características do texto, que podem servir de índices” (BARDIN, 2004, p. 103 apud Lind, 2012, p.178).

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é entender que sempre existirá de alguma forma a redução dos dados. Essa, porém, é uma tarefa que será realizada na enumeração ou classificação dos dados coletados. Vê-se, pois, que nem todos os dados coletados serão úteis para ser apresentado com resultados. É preciso ressaltar que o pesquisador vai coletar dados, mas usará apenas o que for inerente aos seus objetivos, felizmente, não é necessário sair coletando tudo que vê pela frente. Por final, percebe-se que o pesquisador terá uma linha de pesquisa através das suas hipóteses e buscará as dados ora que a inferência desses dados será transformado em informação válida para solução do problema proposto.

LEIA TAMBÉM:  Posso usar TEXTOS DE SITES no TCC?

Concluindo

Agora você já sabe que nem todo dado coletado deve ser utilizado como resultado em seu TCC. Gostou do artigo de hoje? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

LIND, Wolfgang. Casais biculturais e monoculturais: diferenças e recursos. Lisboa, 31 dez. 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=08nSAgAAQBAJ&lpg. Acesso em: 17 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário