Como Citar PDF ou Artigos da Internet nas Normas ABNT

Compartilhar:

De repente você se dá conta de que algumas de suas fontes de citações são da internet ou de documentos digitais. . . e agora, o que fazer? Como Citar PDF ou Artigos da Internet nas Normas ABNT ?

Existe algum padrão dentro das normas que possibilite utilizar citações de PDF ou artigos da internet?

ACESSE O DROPBOX

Conheça as regras ditadas pelas normas ao utilizar matérias em meio eletrônico para citar PDF ou artigos.

Existem normas atualizadas que tratam detalhadamente de como utilizar material eletrônico como base para redigir monografias. A NBR 6023 trata do assunto e traz regras bem definidas que podem te ajudar na escolha desse material.

“Com a rápida disseminação de informações através da Internet, a atividade de pesquisa está mudando significativamente em direção a uma biblioteca virtual, através do meio digital/eletrônico. . .” (TACHIZAWA e MENDES, 2015)

Existem alguns fatores a serem considerados na hora de se utilizar qualquer material disponível na internet ou de arquivos digitais. Entre esses, um dos principais é a confiabilidade da fonte escolhida.

Afinal, hoje temos milhares e milhares de canais de conteúdo, alguns almentados por especialistas e outros por amadores, o que certamente pode trazer algumas armadilhas, por isso, o Guia da Monografia sempre frisa a importância de se conhecer a fonte da sua informação.

Seguindo um roteiro bem definido disponível no monografis, não será tão difícil conseguir identificar fontes confiáveis. Além disso, será possível acompanhar cada passo na utilização de citações de fontes extraídas da web.

LEIA TAMBÉM:  Como Identificar Sites Confiáveis para Citar no TCC

Como Citar PDF ou Artigos da Internet nas normas ABNT

A partir da NBR6023, você pode seguir este simples passo a passo para citar PDF ou Artigos online na norma ABNT

  1. Identificar o autor: Caso não esteja explícito no corpo da página, poderá encontrar o autor clicando na página “sobre” do site fonte.
  2. Especificar o ano: Como em alguns casos pode ser difícil encontrar o ano da publicação no site, pode-se utilizar um ano hipotético entre colchetes e com interrogação no final “[2019?]”
  3. Determinar o nome da página: utilize o título que está destacado na página principal
  4. Especificar o Nome do site e link: Para isso, basta copiar e colar o nome disponível no seu navegador como por exemplo “guiadamonografia” e url “http://guiadamonografia.com.br”

Com esses dados em mãos, agora é só acessar a aba de “Referências” do word, clicar em “gerenciar fontes bibliográficas”.

Após, você precisa clicar em “Nova”, no centro da página.

Vasta preencher os campos disponíveis após clicar em novo e escolher “Tipo de Fonte Bibliográfica” como “site”.

Para fazer a citação, vá novamente na aba Referências e clique em “Inserir Citação” após sua citação propriamente escrita.

E se você tiver baixado um arquivo em pdf, mas não tem mais acesso ao link para referenciar como fonte de citação? Neste caso terá de citá-los como tese, dissertação ou monografia.

Em qualquer caso, poderá contar com o suporte do monografis para utilizar os meios como citação de sua pesquisa.

Concluindo

Como deu para perceber, utilizar citação de fontes provenientes da internet ou de arquivos digitais não é tão complicado assim. Seguindo o passo a passo demonstrados, poderá construir seu TCC de forma rápida e dentro das normas.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer um Texto Dissertativo-Argumentativo

Mas é claro que para não ter nenhuma surpresa de última hora, tenha instalado em seu computador a norma ABNT. Além disso, familiarize-se como os recursos disponíveis do Monografis e busque as orientações de nosso suporte.

Referências

TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 12ª. ed. Rio de Janeiro: FGV,2015.

Compartilhar:

Deixe seu comentário