Posso citar artigos, sites e monografias como referência no meu TCC?

Compartilhar:

Hoje começamos uma nova série de artigos e vídeos. Essa série consiste em responder as perguntas mais comuns que recebemos de nossos alunos. A pergunta de hoje é: Posso citar artigos, sites e monografias como referência no meu TCC?

Também tem essa dúvida? Acompanhe o decorrer do artigo e preste bastante atenção!

Posso citar artigos, sites e monografias no TCC?

A resposta é sim! Porém, existem uma série de cuidados que devem ser tomados ao fazer esses tipos de citações no seu TCC. Quais são esses cuidados professor?

O primeiro cuidado que deve ser tomado é na hora de citar sites, recomendamos que evite ao máximo fazer qualquer citação de sites e sempre prefira citar livros e artigos científicos.

Caso seja extremamente necessário citar um site, existem uma série de cuidados a serem tomados como:

  • Levar em consideração o tempo que aquela informação vai ficar no site, sites oficiais tendem a manter suas informações por muito mais tempo do que blogs e sites de notícias. Portanto se você coloca uma informação de um site de notícia, daqui a 5 ou 10 anos, essa informação pode não estar mais lá.
  • Dar total preferência a sites oficiais, por exemplo, sites de órgãos do governo como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e sites de instituições renomadas como a ONU e a NASA.
  • Busque observar se o site que está acessando possuí um símbolo de cadeado no canto superior esquerdo e se ele possuí o protocolo “https://” no inicio de se endereço. Esses dois requisitos significam que o site possuí uma conexão segura.
LEIA TAMBÉM:  Como Escrever cada parágrafo dos Capítulos do Referencial
Identificando conexão segura
Identificando conexão segura

Evite blogs e sites de notícias pois as informações contidas nessas fontes nem sempre possuem veracidade.

Se suas fontes não forem válidas nem precisas, você poderá ter passado incontáveis horas produzindo o que, no final, acabará sendo uma história sem valor. (PIERSON, 2019)

Caso tenha mais dúvidas de como citar sites, entre nesse vídeo do Guia da Monografia onde explico como saber se um site é confiável:

Veja também o artigo nesse link: https://guiadamonografia.com.br/sites-confiaveis-tcc/

Um segundo cuidado a ser tomado na hora de fazer suas citações é sempre dar preferência para artigos científicos. Por que? Um artigo científico passou por toda uma análise antes de ser postado, além de ter sido analisado por quem fez e pelo seu orientador, também sofreu a análise de toda uma banca.

Então, as chances de ter algum erro no artigo são mínimas. Dando assim, mais confiabilidade aos fatos ali contidos.

A segunda opção de preferência são livros, livros sempre serão uma boa fonte de pesquisa, ainda mais se forem aprovados por órgãos oficiais como o MEC.

Recomendo também que não cite diretamente monografias ou dissertações, caso existam artigos sobre a monografia ou dissertação que deseja citar, é preferível que cite o artigo e não diretamente a monografia ou a dissertação.

Tenho uma aluna que me perguntou se podia utilizar uma dissertação do CAPES como base e a orientei que não era uma boa prática, mesmo sendo de um órgão reconhecido (CAPES). Ela citou mesmo assim e quase reprovou em seu TCC. Portanto, fica a dica para vocês evitem sempre citar monografias e dissertações de forma direta.

Posso usar o bit.ly (encurtador de links) nas referencias do TCC

Não, o bit.ly é um encurtador de links, portando sugiro que não o utilize pelo fato de que não se sabe por quanto tempo ele vai existir, vamos supor que você encurte um dos seus links no bit.ly e cite no seu TCC. Daqui a uns anos o site bit.ly, por algum motivo, acaba. E agora? Seus links estarão completamente perdidos.

LEIA TAMBÉM:  Quais citações devo EVITAR fazer no TCC?

Leve sempre em consideração o fato de que o TCC é um trabalho feito para perdurar por anos, então tem sempre que tomar os devidos cuidados para não utilizar nada que corre o risco de não ser mais válido daqui a 5 ou 10 anos.

Outra dica que dou é nunca utilizar sites intermediários para citar os seus links, não utilize nenhum encurtador ou modificador de link para ficar mais “bonito”. Isso não importa para a banca, coloque sempre o link do jeito que ele é em sua fonte.

Concluindo

Portanto, essas foram algumas dicas de como fazer citações em seu TCC para evitar o risco de uma possível reprovação. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre no nosso canal do YouTube e veja os nossos vídeos, com certeza eles te ajudarão.

Referencias

PIERSON, Lillian. Data Science Para Leigos. 2. ed. Rio de Janeiro -RJ: Alta Books Editora, 2019.

Compartilhar:

Deixe seu comentário