Quais citações devo EVITAR fazer no TCC?

Compartilhar:

Quais citações devo evitar fazer no TCC? Por que devo evitar fazer esses tipos de citação? Quais são as citações mais recomendadas para fazer em um TCC?

Quais citações devo evitar no TCC?

Existem citações que devem ser evitadas no TCC, porém essa questão é algo muito pessoal, alguns professores tem uma opinião e outros tem outra. Por isso, resolvi me basear em uma fonte externa para trazer algo mais imparcial para todos.

Conforme a ABNT, a citação é uma “menção de uma informação extraída de outra fonte”. Ela deve ser utilizada com sabedoria no trabalho acadêmico, sem exageros, e sem ausência total desta. (KRUGER, 2015).

A fonte externa que encontrei foi o professor Gilson Volpato do Clube Ciência do IGVEC.

Lembrando que tudo que vou falar não é algo simplesmente tirado da minha cabeça, pois como dito anteriormente, utilizei de fontes externas para me apoiar.

 Então vamos as citações que devem ser evitadas:

  • Textos não lidos – Parece meio óbvio, porém não faça uma citação de um texto que você não leu, o examinador pode te perguntar sobre aquela citação durante a apresentação e você não saberá responder de forma correta.
  • Teses – Tem pouco rigor na verificação da base empírica, as teses são utilizadas em sua maioria para melhorar currículo, um exemplo disso é que se você parar para olhar, vai ver que pouquíssimas teses são publicadas em revistas científicas, normalmente são sempre artigos.
  • Resumos expandidos – Simplesmente por não possuírem uma base de verificação e revisão muito elaborada.
  • Artigos “Escondidos” e de difícil acesso – Evitem fazer citações de artigos com difícil acesso ou que estão muito “escondidos”, busque sempre facilitar a vida do examinador, pois eles vão verificar cada uma das citações, portanto quanto mais normal, melhor.
  • Notícias – Como dito no artigo anterior, notícias não são boas fontes de citação, pois podem possuir um potencial tendencioso, além de não possuírem base científica.
LEIA TAMBÉM:  2 Citações Diretas uma Abaixo da outra... TÁ CERTO ISSO?

Essas foram as citações que devem ser evitadas, recomendamos que de preferência a artigos científicos, livros e tudo que possua uma base científica boa para entrar em seu trabalho.

Concluindo

Agora sabemos quais citações devem ser evitadas no TCC, o porquê de evita-las e quais devo dar preferência. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

KRUGER, Gisele. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT: Metodologia; TCC; ABNT. 1. ed. [S. l.]: ACE, 6 fev. 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=llyLBgAAQBAJ. Acesso em: 26 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário