Usar citações complicadas | Erros no TCC | #01

Compartilhar:

Usar citações complicadas deixa meu trabalho melhor? Existem regras para citar? Posso fazer isso de forma automatizada? Acompanhe o decorrer do artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre citações no TCC.

Citações Complicadas no TCC

Quando o assunto é citação, muitas pessoas entram em pânico por achar que citar algo em seu trabalho científico é a coisa mais difícil do mundo.

Citações complicadas
Citações complicadas

Quando na verdade, na grande maioria das vezes são os próprios alunos que se complicam, tentando utilizar citações complicadas demais, achando que isso vai aumentar a nota na avaliação final.

Citação é uma menção em texto próprio de informações de terceiros. Seu objetivo é sustentar o assunto apresentado pelo acadêmico com referência a outros autores que já referenciaram o mesmo assunto ou ainda assuntos similares. (VARGAS, 2018).

Usar citações ultra complexas não deixa o seu trabalho melhor do que o de uma pessoa que usou uma citação simples, portanto evite ao máximo utilizar citações muito complicadas de se fazer. E quais seriam essas citações professor?

Citações de vídeos no YouTube, CD’s, apostilas, materiais que só você tem acesso, etc. Essas citações são consideradas complicadas, isso quer dizer que elas são proibidas? Não! Desde que a citação seja feita da forma correta, não tem problema em utiliza-la.

Porém, recomendamos que caso você esteja iniciando neste mundo da monografia, dê preferência sempre as citações mais comuns, de artefatos com cunho científico.

Existem regras para citar?

Sim, cada tipo de citação possuí um conjunto específico de regras a ser seguido, essas regras são determinadas pela ABNT e nós do Guia da Monografia possuímos um artigo falando sobre os tipos mais utilizados e mostrando cada uma de suas regras.

LEIA TAMBÉM:  11 Erros Gramaticais que Você NÃO Pode Cometer no TCC ❌

Caso tenha interesse em acessar o artigo, clique aqui.

Consigo fazer citações de forma automatizada?

Sim, existem softwares e sites que fazem a citação de forma completamente automatizada para você, recomendamos que façam o uso dessas ferramentas, um TCC pode possuir dezenas de citações e caso decida fazer todas manualmente, custará um tempo muito grande.

Um bom exemplo disso é o próprio Microsoft Word que possibilita gerar referência e citar apenas com um clique. Outro exemplo é o Zotero que possibilita gerenciar referências, sendo totalmente gratuito.

Concluindo

Está vendo como que não é tão difícil citar? É só não complicar nada e seguir as regras, utilizando a ajuda de softwares automatizados para facilitar a sua vida. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

VARGAS, Luciana. TCC sem Mistério:: Manual Prático da Monografia. 1. ed. [S. l.]: Simplissimo Livros Ltda, 24 mar. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cXtgDwAAQBAJ. Acesso em: 6 ago. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário