Descubra como gerar citações automaticamente com complemento do Google Docs

Compartilhar:

No artigo de hoje, teremos uma dica rápida, mas, muito útil para quem precisa utilizar de citações em seus trabalhos científicos, utilizando o Google Docs. Acompanhe o artigo e venha descobrir essa dica que te poupará muito tempo.

Essa dica foi encontrada no grupo de alunos do Guia da Monografia pela Dra. Janaína Guidolini, nossa colaboradora, o artigo original dessa dica vem do TechTudo.

Gerando referências automaticamente

Gerar referencias é uma das partes mais trabalhosas do TCC. Sabemos que tudo tem que estar de acordo e qualquer erro por mais simples que seja, pode acabar te colocando em uma furada. Portanto, nada melhor do que um programa que faça isso sozinho para você não é mesmo?

É aqui que entra o complemento do GoogleDocs, EasyBib. O EasyBib é um complemento que gera referências de citações de forma automática e em várias normas de diferentes países, incluindo a nossa ABNT.

Instalação do EasyBib

O primeiro passo é abrir o seu GoogleDocs e ir na parte de complementos, na parte superior da tela:

Aba de complementos
Aba de complementos

Após isso, abrirá uma aba de opções, selecione a opção instalar complementos:

Instalar complementos
Instalar complementos

Assim, aparecerá uma janela com vários complementos, vá na barra de pesquisa no canto superior direito, digite EasyBib e selecione a primeira opção, com a imagem de fundo laranja:

Buscar EasyBib
Buscar EasyBib

Ao clicar, você será redirecionado para a página da EasyBib, basta clicar no botão azul escrito instalar para obter o complemento:

Instalando EasyBib
Instalando EasyBib

Será pedido alguns dados pessoais como email, basta colocar os seus dados e prosseguir normalmente.

Gerando referências com o EasyBib

Com o EasyBib instalado, basta iniciarmos para começar a gerar as referências. Para isso, voltaremos a aba de complementos, porém, dessa vez, selecione o EasyBib Bibliography Creator e em seguida, Manage Bibliography:

LEIA TAMBÉM:  Descubra O Segredo Para Encontrar Conteúdo E Citar Nas Normas ABNT
Iniciando EasyBib
Iniciando EasyBib

Depois de iniciar o EasyBib, surgirá uma aba no canto direito do seu navegador, com as funcionalidades do complemento. É com ela que trabalharemos para gerar nossas referências.

A primeira coisa a se fazer é selecionar o tipo de trabalho que você deseja citar, Book (livro), Journal Article (artigo) ou Website (sites em geral):

Selecionar tipo de trabalho
Selecionar tipo de trabalho

No nosso caso, usaremos o artigo como exemplo. Agora, vem as duas etapas mais importantes do processo.

A primeira delas é informar exatamente o identificador do artigo que você deseja citar. O EasyBib aceita alguns identificadores como:

  • Título;
  • Palavras-chave;
  • DOI;
  • ISBN;
  • URL;

Preencheremos com o DOI de um artigo que pegamos como exemplo:

Informando o DOI do artigo
Informando o DOI do artigo

A outra etapa é fundamental para a sua referência sair da forma correta. Definiremos o estilo da referência de acordo com a norma que desejamos. No nosso caso, na maioria das vezes, desejamos que nossos trabalhos estejam na ABNT não é mesmo?

A ABNT é um Organismo Nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso processo de certificação está estruturado em padrões internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias são realizadas atendendo às normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. (MARQUES, 2010).

Portanto, vá na opção de estilo, logo em baixo de onde colocamos o identificador e busque por Associação Brasileira de Normas Técnicas. Selecione a primeira opção, isso deixará a sua referência no estilo pedido pela ABNT. Caso queira, por algum motivo, deixar suas referências em outros estilos de outras normas pelo mundo, basta procurar pelo nome da norma igual fizemos.

Pesquisando e selecionando a ABNT
Pesquisando e selecionando a ABNT

Com tudo configurado, basta clicar no botão azul escrito Search para buscar o artigo informado:

Pesquisar artigo
Pesquisar artigo

Após a busca ser concluída, será necessário conferir os dados para ter certeza de que é o mesmo artigo que você informou, após conferido, clique no botão escrito select, na parte lateral:

LEIA TAMBÉM:  Por que precisamos CITAR autores no TCC?
Confira os dados e selecione o artigov
Confira os dados e selecione o artigo

Clicando no botão de Select, o EasyBib irá selecionar o artigo para você e gerar uma referência automática. Para adicionar a referência ao seu documento, basta clicar no botão vermelho escrito ADD BIBLIOGRAPHY TO DOC:

Adionar referencia ao documento
Adionar referencia ao documento

E prontinho, sua referência aparecerá no seu documento automaticamente, já formatada nos estilos da ABNT ou de qualquer outra norma que você tenha solicitado:

Referência pronta
Referência pronta

Concluindo

Muito bacana esse complemento para o GoogleDocs não é mesmo? Facilita a vida de muitas pessoas e economiza um tempo preciosos. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caos tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MARQUES, Wagner Luiz. Qualidade Total. [S. l.]: Clube de Autores, 2010. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Qualidade_Total/IfV7DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 31 mar. 2021.

SOARES, Bruno. Normas ABNT no Google Docs: organize referências bibliográficas. [S. l.], 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/08/normas-abnt-no-google-docs-organize-referencias-bibliograficas.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange