Citação uma Abaixo da Outra pode?

Compartilhar:

Pode acontecer em certas circunstâncias, você se deparar com um texto escrito por uma instituição conhecida. Posso escrever uma citação abaixo de outra? Esta é uma das dúvidas frequentes de nossos alunos, em meio a diversas coisas para se preocupar ainda surge vairas dúvidas.

 

INSCREVA-SE NA SEMANA DO TCC

Citação uma abaixo da outra, cuidado para não reproduzir erros em seu TCC a partir de referências externas

Um aluno se deparou com em um artigo da Cielo, uma empresa financeira conhecida e respeitada, duas citações diretas. Contudo o que lhe chamou a atenção é que no texto uma estava localizada logo abaixo da outra.

Então, surgiu a dúvida: “Será que posso usar essa estrutura e estilo em minha monografia? “

Talvez muitos alunos se sintam tentados a reproduzir estruturas que veem artigos de instituições conhecidas. Na maioria das vezes, imaginam que por se tratar de empresas conhecidas e respeitadas, são referências seguras. Entretanto preciso entender por que é preciso tomar cuidado.

Os artigos redigidos por empresas comerciais seguem um padrão diferente de artigos científico, teses e monografias. Na maioria dos casos, essas empresas desenvolvem esses artigos com objetivos comerciais. Esse é só um dos fatores que tornam as estruturas de tais artigos não tão apropriados para se imitar.

Então, será que tem algum problema em escrever uma citação logo abaixo de outra?

LEIA TAMBÉM:  CITAÇÃO DE SITE E ARTIGO DA INTERNET

Entenda o objetivo de uma citação para não erra na hora de citar uma abaixo da outra

A resposta a essa pergunta é “não! ” Não é apropriado escrever uma citação logo abaixo de outra. Para entender o motivo, precisamos primeiro, compreender qual é o objetivo de uma citação.

Podem-se fazer citações para dar mais credibilidade ao que foi escrito. . . (GIORDANI, 2009)

Isso mesmo! Uma citação serve para dar sustentação ou apoio ao assunto escrito. Após um parágrafo ou em alguma parte de um tópico, usa-se uma citação de um autor como base para uma explicação, o que neste caso, espera-se ao final desta citação uma argumentação como continuidade na conclusão daquele assunto.

Assim deve-se ao final de uma citação, destacar os pontos relevantes com comentários daquilo que foi dito, sejam estes positivos, negativos ou de forma neutra. É necessário que se argumente sobre aquilo que foi exposto pelo autor e não inserir uma outra citação logo abaixo.

Para evitar cair nessas armadilhas é que existe os recursos do Monografis, com auxílio passo a passo que te guiarão na formulação de cada passo na escrita de seu TCC.

Concluindo

Assim fica claro que é preciso cautela ao pensar em copiar um estilo de um artigo escrito por qualquer entidade ou instituição, principalmente se esta for comercial. O melhor a fazer é buscar orientação com o suporte técnico do Monografis que te auxiliará a construir uma estrutura bem elaborada dentro das normas e padrões aceitáveis, veja também nosso artigo sobre referencia bibliográfica de vídeo, clique aqui.

Referências

GIORDANI, R.. Como Escrever Um Tcc. [S.l.]: Clube de Autores, 2009. 77 p.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer CITAÇÃO DIRETA Quando não tem Página ABNT

 

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário