Fez Citação sem Pagina e quase reprovou, por quê?

Compartilhar:

Mesmo seguindo todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no seu trabalho, você não obteve nota máxima? Então saiba que a explicação para isso pode estar no fato de você ter feito citação sem Pagina.

Isso mesmo, colocar citações ao longo do seu trabalho acadêmico sem citar a página pode fazer você perder pontos. Se você ficou curioso para entender o porquê disso, confira o artigo completo e fique totalmente por dentro dessa questão!

Por que é inadequado fazer citação sem página?

Embora algumas instituições permitam citação sem página, a ABNT diz que é obrigatório informar a página. Porém, não é exatamente isso que faz com que alguns orientadores solicitem que os alunos refaçam as citações sem página.

Na verdade, a citação com página desconhecida é considerada uma citação que não pode ser encontrada. É preciso que você entenda que uma citação é uma referência.

Por isso, ela deve viabilizar que o orientador encontre aquele trecho em sua fonte de origem (livros, teses, artigos científicos…). Assim, se isso não acontecer, ele pode considerar o embasamento (a citação) fraco e reduzir a nota do trabalho.

Logo, se você entregar um TCC com muitas citações diretas sem página, mesmo usando “np” ou “online” para mascarar a página  é provável que a sua nota seja reduzida. Até porque, quando a página não é informada, o orientador fica impossibilitado de encontrar aquela referência em seu local nativo.

Com isso, se ele não encontra a referência, fica a dúvida se aquela citação está correta. Consequentemente, o mais comum é que a citação sem página seja considerada inválida ou, no mínimo, insuficiente.

LEIA TAMBÉM:  Como Transferir REFERENCIAS Word para outro Computador

Como fazer citação quando não tem página?

Se não for viável informá-la, será que existe como fazer citação quando não tem página? Na realidade, se você não tem como informar a página da citação, é melhor não utilizá-la.

Por isso, para fazer uma Monografia perfeita e tirar nota máxima, é importante não fazer citação sem página.

Uma citação direta normal seria assim quando no fim do parágrafo: (TYBEL, 2018, p. 15). Se você não tem a pagina poderia usar “np” ou “online” no lugar da página, exemplo: (TYBEL, 2018, np) ou (TYBEL, 2018, online).

Lembre-se que esses recursos são liberados por instituição. Muitas são exigentes e seguem a ABNT a risca e não vão permitir o uso do “np” ou “online”

O ideal é que você procure fontes (artigos científicos, teses, livros…) das quais possa tirar citações adequadas. Ou seja, citações que sejam acompanhadas das devidas informações, como o autor e a página.

Fazendo isso, qualquer pessoa que ler o seu TCC conseguirá encontrar a fonte que você utilizou. Nesse sentido, vale destacar uma questão interessante, que é o uso de fontes que não estão disponíveis a qualquer pessoa.

Nesses casos, é importante que você viabilize o acesso a essa fonte por parte de quem vai ler o trabalho. Se for um site que precisa de um usuário e de uma senha, você deve anexar essas informações ao trabalho.

Conclusão

Agora que você já sabe por que é inapropriado utilizar citação sem página, evite cometer esse erro nos seus próximos trabalhos. Até porque, é muito chato fazer um excelente trabalho e tirar uma nota menor devido a um detalhe simples assim.

Desse modo, tente utilizar sempre citações das quais seja possível informar a fonte, tanto o autor quanto a página.

LEIA TAMBÉM:  Texto Dissertativo Argumentativo - Passo a Passo [APROVADO]

Gostou do artigo? Então aproveite para ler também este outro texto que mostra como fazer citação de livros com um ou mais autores!

Compartilhar: