Citação no Meio do Texto é Entre Parênteses?

Compartilhar:

Um aluno foi tirar suas dúvidas sobre como fazer citação no meio do texto com seu orientador. Ele explicou ao aluno que naquela faculdade, as citações deveriam ser entre parênteses. Surpreso, o aluno foi pesquisar a respeito de citações e viu que não era bem assim como como ele havia entendido.

Como saber o caminho certo? Primeiro de tudo, vamos considerar o que as Normas da ABNT dizem sobre o assunto

Como Fazer uma Citação no Meio do Texto

Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. Nas Normas da ABNT existem regras sobre como inserir essas citações em trabalhos, artigos e outros.

Segundo Duarte e Furtado (2017), deve-se citar com fidedignidade todas as fontes de pesquisa, ideias e sugestões de terceiros retiradas e apreendidas com a leitura crítica que são utilizadas no decorrer do trabalho. Assim, evita-se o plágio.

Existem dois tipos de citações: a que está dentro do texto e a que está fora. Segundo as normas da ABNT, quando a citação está fora do texto, o sobrenome do autor deve estar em letras maiúsculas e o ano da publicação, tudo entre parênteses. Exemplo: (MIKALAUSKAS, 2015).

 

Quando a citação está dentro do texto, o nome do autor é escrito com letras minúsculas e só fica entre parênteses o ano de publicação. Exemplo: Mikalauskas (2015).

Voltando à história do início, será que o orientador estava dando uma informação errada ou o aluno não entende? A resposta a essa pergunta é muito importante para que seja sanada qualquer dúvida sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:  CONCLUSÃO DE TRABALHO - 6 EXIGÊNCIAS ✔️

A instituição pode criar regras diferentes das Normas da ABNT?

A resposta é sim. A instituição de ensino pode criar regras que sobrepõem as normas da ABNT. Essas devem estar listadas no manual de normatização da instituição.

Caso sua faculdade tenha um manual desse, é importante solicitá-lo para que você possa desenvolver seu trabalho de acordo com as regras contidas ali.

O papel do orientador é estimular o aluno à atitude investigativa da busca de soluções para o problema proposto no trabalho. Também guiá-lo no que está certo e errado na estrutura e elaboração do TCC.

Então, o aluno deve ter em mente que mesmo que discorde do orientador, é importante seguir as sugestões dele. Talvez ele tenha um motivo válido para dar determinada instrução.

Concluindo

Segundo as normas da ABNT O uso de parênteses em citações funciona assim:

  • Citação fora do texto: o sobrenome do autor ou dos autores devem estar em letras maiúsculas e o ano da publicação, tudo entre parênteses. Exemplo: (DUARTE e FURTADO, 2014)
  • Citação dentro do texto: o sobrenome do autor ou autores, deve ser escrito com letras minúsculas e só fica entre parênteses o ano de publicação. Exemplo: Duarte e Furtado (2014).

Caso as regras da instituição de ensino que o acadêmico estuda sejam diferentes das normas ABNT, ele deverá obedecer às regras determinadas pela instituição.

Se informe na sua instituição de ensino em quais normas você deverá se basear para desenvolver seu TCC, assim ganhará tempo e evitar dor de cabeça futura.

Referencias

FURTADO, M. S. V.; DUARTE, S. V. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. 1ª. ed. Pinheiros: Editora Saraiva, 2017.

Compartilhar:

Deixe seu comentário