Séries Tema de TCC – #14 – Citação indireta mais rápida e sem usar o livro o tempo todo!

Compartilhar:

Fazer citações indiretas pode ser um trabalho massivo para quem está desenvolvendo o TCC. Por isso, hoje, mostrarei uma técnica desenvolvida para fazer as citações de forma muito mais rápida e sem precisar usar o livro o tempo todo. Incrível não é mesmo? Vem comigo!

Citações indiretas mais rápidas

A primeira coisa que você deve ter em mãos são as bases teóricas que vai utilizar no seu TCC, veja abaixo algumas bases que usaremos como meio de exemplificação:

Bases teóricas
Bases teóricas

Antes de começarmos, aqui vai um aviso: LEIA. É muito importante que você faça a leitura dos livros e torne isso um hábito. Quem domina a fala, domina o pensamento. Por isso, é de suma importância que faça a leitura dos livros.

Dado o aviso, vamos ao que interessa. Utilizarei o autor Vygotsky como nosso primeiro exemplo. Sendo assim, a primeira coisa que deve fazer é ir no Google e fazer uma pesquisa sobre tudo que o autor em questão defende, depois, separar esses temas em partes.

Ideias defendidas por Vygotsky
Ideias defendidas por Vygotsky

Então temos os tópicos acima como principais ideia defendidas pelo Vygotsky. Pegando a primeira ideia, podemos observar que o autor defende a valorização da cultura, portanto, pergunte-se, o que temos hoje que desvaloriza a cultura?

A mesma coisa acontece na segunda ideia defendida pelo autor, já que Vygotsky enfatizava o papel da linguagem, pergunte-se, o que estimula a linguagem?

Essas perguntas servem para você ter uma base argumentativa no seu TCC, vamos supor que deseja contra-argumentar uma das ideias de Vygotsky, para isso, é necessário que faça pesquisas sobre pontos contrários as ideias dele, por isso é necessário as perguntas.

Citação indireta

Como sei que Vygotsky apoia todos esses pontos mencionados acima, agora é possível fazer uma citação indireta baseada nas informações coletadas, e assim ficou a citação:

Citação baseada nas ideias defendidas por Vygotsky
Citação baseada nas ideias defendidas por Vygotsky

“Como bem nos asseguta Vygotsky (1934), pode-se dizer que a cultura é parte essencial do processo de construsão. Neste contexto, fica claro que há como base a valorização da cultura. O mais preocupante, contudo, é constatar que a linguagem tem por base a leitura. Não é exagero afirmar que os jovens em sua maioria estão lendo cada vez menos. Assim, preocupa o fato de que a cultura no Brasil tem futuro incerto, isso porque a educação está defasada em pelo menos 10 anos no passado.”.

Mas professor, como farei para montar o meu parágrafo baseado nessas citações? Você pode utilizar o nosso método TSAC:

LEIA TAMBÉM:  Explicação Prática Sobre Citações e o Uso Correto da Referência Bibliográfica
Método TSAC
Método TSAC

Nesse caso do exemplo, a citação poderia ser tanto uma argumentação, como uma sustentação.

A citação indireta auxilia ao deixar o texto mais harmônico, visto que cada autor escreve o texto de uma forma. Colocar recortes de vários autores, utilizando citação direta, pode deixar o texto em desarmonia, prejudicando a leitura. (NOVA et al., 2019).

Como podemos observar na citação acima, os autores defendem a utilização da citação indireta para uma melhor harmonização do texto. Já que cada autor possui uma forma de escrita, nada melhor do que passar a ideia de outro autor, porém, utilizando a sua forma de escrita, deixando o trabalho inteiro mais uniforme.

Voltando ao exemplo, conseguiu observar como é bem mais fácil de fazer a citação indireta? Se sei o que Vygotsky apoia, fica tudo mais tranquilo para citar indiretamente de como foi escrito as ideias do mesmo, sem acabar fugindo do escopo dos livros dele.

Darei um segundo exemplo para fixar melhor a técnica na mente de vocês. Agora usaremos Paulo Freire como exemplo:

Ideias defendidas por Paulo Freire
Ideias defendidas por Paulo Freire

Fui no Google e pesquisei o que Paulo Freire defende, o resultado foi a imagem acima. Agora é só repetir o processo que fizemos acima, repita aquelas perguntinhas e monte sua citação com base nas ideias defendidas pelo autor.

Mas e quando o autor for recente e não tiver livros, somente tendo artigos científicos? Simples, leia os artigos e retire as ideias centrais que mais lhe interessarem.

Ideias retiradas de uma autora recente
Ideias retiradas de uma autora recente

No exemplo acima, pesquisei sobre o tema e encontrei um artigo sobre a Adriana de Oliveira Delgado Silva. Peguei o artigo, li, e retirei essas duas ideias principais. Com base nas ideias, farei a citação indireta.

Técninca utilizada para retirar apenas os argumentos do autor
Técninca utilizada para retirar apenas os argumentos do autor

Observe na imagem acima que fui na introdução do artigo e achei um parágrafo excelente, porém, este parágrafo continha uma citação. Como não posso utilizar a citação feita por ela, peguei a argumentação que ela faz logo em seguida como uma base teórica para mim.

LEIA TAMBÉM:  Série Temas de TCC - #10 - Análise Bidimensional do Tema do TCC - Agora a hipótese do TCC foi longe demais!

E por que fiz isso? Simplesmente porque é na argumentação que a autora deixa explícito o pensamento dela, que é exatamente o que estamos buscando.

Neutralidade Axiológica

Para finalizarmos, trouxe uma dica muito importante, a neutralidade axiológica! Se você perceber que todos os autores selecionados estão defendendo apenas um ponto de vista, procure outros autores que pensam diferente para fazer contra-argumentos em seu trabalho.

Neutralidade Axiológica
Neutralidade Axiológica

Caso queira entender melhor sobre neutralidade axiológica, clique no link e vá para um artigo específico do tema.

Concluindo

Essas técnicas de citações são uma verdadeira mão na roda não é mesmo? Com elas conseguimos poupar um baita tempo e ainda executarmos as coisas com extrema qualidade.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; LEAL, Edvalda Araujo; MIRANDA, Gilberto José; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. 1. ed. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 21 nov. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=80a_DwAAQBAJ. Acesso em: 12 abril. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange