Como fazer CITAÇÃO INDIRETA iniciando parágrafo?

Compartilhar:

Como utilizar uma citação indireta iniciando parágrafo? Tem muita diferença para a citação direta? As regras são as mesmas? Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor sobre este tipo de citação.

Citação indireta iniciando parágrafo

A lógica continua sendo praticamente a mesma das citações diretas, a diferença é que a citação não é exatamente igual ao conteúdo encontrado, por isso, se caracteriza como citação indireta.

Também chamada de citação livre ou paráfrase. Pode-se afirmar que a citação indireta é uma síntese da fiel da ideia do autor. Sendo assim, a citação indireta é uma reafirmação de um trecho da obra usando outras palavras. (KRUGER, 2015).

Regras de Formatação

  • Escrito com as palavras do aluno com base no conteúdo do autor;
  • Recomendado mínimo de 9 linhas;
  • Escrever sem interpretar, apenas trocando as palavras por sinônimos enquadra em plágio;
  • Autor(es) fora dos parênteses em minúsculas;
  • Usado para começar uma frase o parágrafo;

Exemplo:

  • Segundo Leite e Silva (2005), a fala, a escrita e o texto impresso preservam sua importância no processo de construção do ser humano.

Veja na imagem abaixo todas as regras que devem ser seguidas para realizar uma citação direta iniciando parágrafo:

Citação direta iniciando parágrafo

Viu como a lógica continua praticamente a mesma? É tão simples quanto os outros tipos de citação e também tão importante quanto. Citações indiretas são muito utilizadas nas monografias que existem.

"Exemplo

Acima, um exemplo de como seria em uma monografia, observe que a formatação é bem semelhante as demais.

Concluindo

Viu como este tipo de citação é semelhante as demais citações? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Apud (Citação de citação)

Referências

KRUGER, Gisele. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT: Metodologia; TCC; ABNT. 1. ed. [S. l.]: ACE, 6 fev. 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=llyLBgAAQBAJ. Acesso em: 2 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário