Como fazer CITAÇÃO INDIRETA encerrando parágrafo?

Compartilhar:

Como funciona a citação indireta encerrando parágrafo? O padrão seguido é o mesmo? E as regras de formatação? Muda alguma coisa? Veja logo abaixo as respostas para essas perguntas e muito mais.

Citação indireta encerrando parágrafo

Esse tipo de citação segue o mesmo padrão das demais citações e da citação direta iniciando parágrafo, com uma leve diferença de que nesta, a citação começa no final do parágrafo.

A citação indireta auxilia ao deixar o texto mais harmônico, visto que cada autor escreve o texto de uma forma. Colocar recortes de vários autores, utilizando citação direta, pode deixar o texto em desarmonia, prejudicando a leitura. (NOVA et al., 2019).

As regras de formatação são basicamente as mesmas, seguindo uma linha de raciocínio única, veja abaixo:

Regras de Formatação

  • Escrito com as palavras do aluno com base no conteúdo do autor;
  • Escrever sem interpretar, apenas trocando as palavras por sinônimos enquadra em plágio;
  • Autor(es) dentro dos parênteses em maiúsculas;
  • Usado para encerrar uma frase o parágrafo;
  • Ponto ao final do fechamento dos parênteses;

Exemplo:

  • O ensino de ciências tem como objetivo central a formação de cidadãos críticos que possam tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos. (SANTOS e SCHNETZLER, 1997).

Citação direta encerrar parágrafo

Assim como na hora de por em prática também temos várias semelhanças com os demais tipos de citação, aqui temos uma imagem de um exemplo da citação indireta encerrando parágrafo:

Exemplo citação indireta encerrando parágrafo
Exemplo citação indireta encerrando parágrafo

Conseguiu perceber as semelhanças? Bem parecido não é mesmo? No mais é isso, não tem muito segredo quando falamos de citação, pois é algo bem prático e objetivo.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer citação com mais de duas páginas consecutivas ABNT.

Concluindo

Agora que você sabe utilizar este tipo de citação, vai arrasar em seu TCC! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; LEAL, Edvalda Araujo; MIRANDA, Gilberto José; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. 1. ed. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 21 nov. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=80a_DwAAQBAJ. Acesso em: 9 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário