Como Fazer CITAÇÃO DIRETA Quando não tem Página ABNT

Compartilhar:

Recentemente, publicamos um artigo explicando porquê não é adequado fazer citação sem página em trabalhos acadêmicos. Foi dito, por exemplo, que a utilização de citação direta quando não tem página pode causar a redução da nota.

 

Porém, muitas pessoas insistem em fazer citação com página desconhecida por acharem que a confiabilidade da fonte valida a citação. O site do Planalto, por exemplo, mesmo sendo impossível citar a página da citação devido a pagina online não constar o número da pagina, é constantemente usado como fonte.

Nesse caso, embora seja uma fonte confiável, sem paginação pode cair em referência errada e isso é também uma forma de plágio. Mesmo se tratando de um site bom, a citação direta feita sem informar a pagina é considerada insuficiente.

Porém, é possível usar citação com página desconhecida. Sendo que, embora isso vá de encontro às regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), algumas instituições permitem.

Quer saber como fazer citação quando não tem página? Então confira o artigo até o final e veja de que maneira isso é possível!

Em quais situações é possível fazer citação direta quando não tem página?

Como foi dito acima, segundo a ABNT, não é permitido fazer citação direta sem página. Contudo, algumas instituições recorrem em outras normas, como as da APA (American Psychological Association – Associação Americana de Psicologia) para complementar essas lacunas da ABNT.

A APA é mais flexível do que a ABNT em relação a algumas questões, como o uso de citações. Dessa forma, existe a possibilidade de usar citação com página desconhecida sem que isso cause a redução da nota.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT [INFOGRÁFICO]

Por isso, você deve conferir o manual de normas da instituição (faculdade) para a qual o trabalho vai ser feito. Ao fazer isso, caso ela se baseie na ABNT, mas permita citação direta sem página, sinta-se à vontade para fazer isso.

Como fazer a citação quando não tem página?

Saber que a instituição na qual você estuda permite o uso de citação sem página não é o bastante. Também é essencial saber como fazer essa citação, afinal, se ela for inserida (no trabalho) equivocadamente, pode ser invalidada.

Nesses casos, após o nome da fonte e o ano da publicação, coloca-se “n.p” ou “não paginado”. Em se tratando, por exemplo, de a fonte ser um arquivo com a página ilegível, coloca-se “paginação irregular”. Exemplo: (TYBEL, 2018, n.p).

Já quando a fonte é on-line, como o caso do site do Planalto, deve-se inserir “on-line”. Lembrando que isso deve ser colocado sempre após o nome da fonte e o ano da publicação. Exemplo: (PLANALTO, 2018, on-line).

Existe ainda a possibilidade que a fonte seja um e-book ou um volume (de livros). Nesse caso, a norma diz que, nas citações diretas, deve-se especificar a página, o volume ou a seção da fonte.

Exemplo de epubs: (TYBEL, 2018, l. 15). O “L” ali significa “Location”.

Ou seja, não é apenas a página que pode ser informada. O volume, localização ou a seção também servem para referenciar a citação.

O importante é que o local original da informação inserida no texto seja informado. Se for a location 15 de uma epub, por exemplo, usa-se “l. 15”.

De qualquer forma, o mais comum é que as normas indiquem a utilização do “n.p”. Lembrando que é interessante consultar o orientador do trabalho para saber como proceder nesses casos.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer uma Dissertação Perfeita - Técnica Esquecida [INFOGRÁFICO]

Conclusão

Como foi explicado ao longo do artigo, é sim possível usar citação direta quando não tem página. Porém, lembre-se de que isso só deve ser feito se a sua faculdade permitir.

Caso não esteja exposto nas normas da instituição que isso é permitido, deve-se evitar usar citação com página desconhecida. Contudo, agora que você sabe que existem casos em que isso é viável, pode dispor dessa possibilidade quando necessário.

Você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer citações em seus trabalhos? Então deixe suas perguntas nos comentários e nós responderemos o mais breve possível!

Compartilhar: