CITAÇÃO DIRETA ou INDIRETA? Qual é a mais valiosa?

Compartilhar:

Muitos alunos tem dúvida com relação às citações. Afinal qual é a mais importante? A citação direta ou indireta?

É uma certeza que uma citação bem usada na sua monografia pode ser um ótimo artifício para você embasar de forma mais segura seus argumentos.

Porém, é preciso saber quando a usar e qual utilizar, pois como iremos explicar as citações direta e indireta possuem um peso diferente na escrita.

Qual é o Tipo de Citação é melhor?

A citação indireta com toda certeza é a mais valiosa. Porque você tem que ler, interpretar e escrever com as suas próprias palavras algo que um autor falou.

“A escrita do texto é sua. Em toda a extensão do texto, o pesquisador deve apresentar todas as ideias “com suas próprias palavras”, mesmo quando se refere as ideias de um ou outro autor.” (TOZONI-REIS, 2009, p. 168)

Só isso já prova que você fez um trabalho, houve uma dedicação ao seu TCC, pois você buscou fontes relevantes e as compreendeu.

O seu orientador e a banca, quando lerem um TCC com citações indiretas bem comentadas e de acordo com o tema, darão uma nota bem melhor para você.

Ao contrário de um TCC cheio de citações diretas, apenas copiadas e que você não argumenta sobre elas.

O problema de usar muitos Apud’s

Tem muitos alunos que querem colocar apud no seu TCC. Mas afinal, o que é um apud? Neste tipo de citação você vai lá e encontra uma citação perfeita para o seu TCC.

Você fica super animado, por ter encontrado algo que se encaixa no seu tema. Mas você se esquece de que alguém fez essa citação.

LEIA TAMBÉM:  Citação uma Abaixo da Outra pode?

Neste caso, o estudante usa o apud para dizer: “ eu citei de tal fonte.” Mas, por que o apud deve ser usado o mínimo possível?

Porque isso dar a entender, que ao invés de você fazer uma citação indireta, você pegou uma pronta de outra pessoa.

Então é interessante que você faça as suas próprias citações, ou faça o uso de citações indiretas.

Pode usar o apud? Sim, é um recurso de escrita de TCC, porém deve ser usado com moderação e não encher seu trabalho de apud.

Até mesmo seu professor pode pedir para você tirar nas correções, caso contrário a banca avaliativa pode não gostar muito.

Concluindo

Como você pode perceber, a citação indireta é a mais valiosa para a escrita de um TCC. Pois, esta mostra que o estudante se dedicou ao trabalho e realmente leu as bibliografias.

Mas, nada te impede de usar citações diretas, mas com moderação e sempre dando uma comentada nelas. Não deixe citações soltas, argumente sempre.

O apud também é um recurso que pode ser usado, quando você encontra uma citação já pronta de outro trabalho.

Porém, como explicamos acima, ele deve ser usado em último caso e o mínimo possível no seu TCC.

Em ambos os tipos de citação, seja direta ou indireta, lembre-se sempre de referencia-las corretamente conforme as normas da ABNT.

Uma citação não referenciada corretamente pode gerar plágio e problemas para você na banca.

Por isso, muito mais do que se atentar ao tipo de citação que você vai usar, deve-se sempre referenciar corretamente.

Um TCC com citações indiretas bem construídas e com as referências corretas, com toda certeza receberá uma nota bem maior.

LEIA TAMBÉM:  Fez Citação sem Pagina e quase reprovou, por quê?

Bibliografia

TOZONI-REIS, M. F. D. C. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário