Como fazer citação DIRETA CURTA iniciando parágrafo?

Compartilhar:

Como fazer uma citação direta curta iniciando parágrafo? Quais são as regras para esse tipo de citação? Acompanhe neste artigo tudo que você precisa para citar de forma correta.

Citação Direta Curta Iniciando Parágrafo

Normalmente as citações encerrando parágrafo são mais comuns, isso porque podem ser utilizadas para finalizar o parágrafo servindo até de embasamento para tudo que foi escrito, sendo muito útil ao aluno.

São transcrições exatas de um texto ou de parte dele, permanecendo a pontuação, a grafia e o idioma exatamente como aparecem no original, sem sofrer modificação alguma. (FONSECA, 2016).

Porém, as citações iniciando parágrafo também são boas e podem ser úteis ao aluno.

Regras de Formatação

  • Texto idêntico ao do livro;
  • Informar página é obrigatório;
  • Entre aspas, no máximo 3 linhas;
  • Autor fora do parênteses em minúsculas;
  • Esse tipo de citação com o autor fora do parênteses pode estar em um contexto maior;
  • Citação, autor, data e página vem antes das aspas.

Exemplo:

  • Conforme Santana (2004, p.21) “O importante é que haja ensino e, consequentemente, aprendizagem, e, para tal, é preciso que os cinco sentidos sejam estimulados.
  • Parágrafo continua se quiser.

Abaixo vemos uma imagem com todas as regras para se fazer uma citação direta curta iniciando parágrafo:

Citação direta curta iniciando o parágrafo
Regras Citação direta curta iniciando o parágrafo

As regras são bem simples e tranquilas de se seguir, seguindo tudo que está na imagem acima, você não terá problemas com sua citação, agora, veja abaixo um exemplo dessa citação em um texto.

Citação direta curta iniciando o parágrafo
Exemplo Citação direta curta iniciando o parágrafo

Viu como logo após a citação o aluno já dá início ao desenvolvimento do parágrafo? Esse tipo de citação é bem simples de ser feito!

LEIA TAMBÉM:  Quais citações devo EVITAR fazer no TCC?

Concluindo

Como pode observar, é bem simples fazer esse tipo de citação que não apresenta praticamente nenhuma dificuldade ao aluno. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FONSECA, Regina Celia Veiga da. Metodologia Do Trabalho Científico. 1. ed. Curitiba – PR: IESDE BRASIL SA, 3 nov. 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=jtP-KupagtcC. Acesso em: 5 ago. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário