Como Fazer a Caracterização da Amostra Pesquisada

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Amostra Pesquisada é uma parcela da população que será utilizada em uma pesquisa de opinião. Esta parte da população pode ser descrita também como uma parte da população tem alguma característica em comum.

Esse tipo de Amostra Pesquisada é muito comum quando é necessário fazer algum tipo de pesquisa de opinião. Pois, uma pequena amostra da população já revela dados confiáveis, que segundo a comunidade estatística, representa mais de 90% válidos.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA
  3. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

Esse processo de amostragem envolve duas importantes etapas, a primeira relaciona-se com a identificação dos pesquisados. A segunda etapa se resume a concretizar a amostra da forma mais confiável e eficiente.

Por exemplo: Não é necessário mapear e pesquisar todos os consumidores de bolos de laranja do Brasil.

Por isso, uma amostra, que seria uma parcela dos amantes por bolo de laranja poderia representar bem esse universo.

Para conseguir fazer uma amostra pesquisada ser eficiente, vamos precisar seguir alguns passos. Primeiro precisamos entender o perfil da amostra, como encontrar critérios que representem uma parte da população.

Essas etapas para uma amostra de pesquisa pode ser dividas em:

  1. Perfil da Amostra de Pesquisa;
  2. Relação Margem de Erro X Amostra Pesquisada;
  3. Nível de Confiança;
  4. Tamanho de uma amostra de pesquisa.

Esses passos são importantes para definir uma pesquisa. O primeiro passo vamos ver agora, que é como definir um perfil para essa amostra de pesquisa.

Perfil da amostra de pesquisa

O perfile da amostra de pesquisa é a soma das características da população. Essas características devem definir o grupo que será pesquisado.

Poderá ser usado como critério para definir o perfil de pessoas algumas características, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Classe Social;
  • Comportamento de consumo;
  • E etc…

Essa parte do processo exige muito cuidado, pois, uma vez que deixar algumas características relevantes para trás, poderá levar a grandes erros de pesquisa.

Existe uma certa margem de erro para a amostra de pesquisa e o universo total da população. É importante pensar nisso e definir essa porcentagem.

Relação margem de erro x amostra pesquisada

Quando realizar uma pesquisa, é normal encontrar estimativas e opiniões pessoais. Por isso é importante ter uma diferença percentual máxima entre os dados de uma amostra de pesquisa.

Quando for feito uma amostra de pesquisa, por exemplo, pesquisa de mercado, não será entrevistado todas pessoas de seu universo. Será pesquisado apenas uma parcela representativa deles.

Essas respostas e opiniões irão representar o pensamento ou visão de todo o coletivo.

Uma margem de erro vai corresponder quantos pontos percentuais aquelas informações podem variar, para mais ou para menos.

Por exemplo, utilizamos 5% de erro, dentro uma amostra de pesquisa 80% das pessoas tenha declarado que concorda com algo. Iremos ter nesse exemplo uma margem de erro para mais ou para menos, nesse caso seria 75% ou 85%.

Precisamos compreender que para uma amostra de pesquisa atingir o máximo possível de qualidade, devemos desenvolver um nível de confiança.

Esse nível de confiança irá ser uma base de testes para você usar, como prova real.

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Nível de confiança e amostra de pesquisa

O nível de confiança mostra o quanto uma pesquisa é correta.

Esses dados serão obtidos dentro de uma margem de erro e dentro de um nível de confiança, por exemplo:

Se o nível de confiança é de 90%. Todas as vezes que você repetir esse processo, terá 90% de chances de sair o mesmo resultado.

Definindo o tipo de pesquisa, taxas de erros e de confiança, é necessário definir o tamanho da amostra. O tamanho da amostra vai depender diretamente do tamanho do universo que será investigado e da margem de erro aceitável.

Como definir o tamanho da amostra de pesquisa?

Definindo o nível de taxa de erro e o nível de confiança, poderá calcular a definição do tamanho da amostra. Esse cálculo é baseado na quantidade da população do universo e os valores de porcentagem e nível de confiança.

Recapitulando

Para compreender melhor uma amostra de pesquisa, você precisa definir qual a margem de erro, o nível de confiança e a quantidade da população.

Após isso com a ferramenta certa você poderá calcular quantas pessoas precisará entrevistar para ter uma pesquisa de qualidade.

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